Requerimentos e Roteiros explicativos

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CRECI 2ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS


Este roteiro tem por objetivo orientar o requerente domiciliado/residente no Estado de SÃO PAULO e CONCLUINTE do curso de técnico em Transações Imobiliárias ou superior de Gestão Imobiliária, ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários o procedimento para realizar a sua inscrição definitiva no quadro de inscritos como Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo.

Antes de dar início ao requerimento online, separe a documentação relacionada abaixo, digitalize-as separadamente em PDF – (tamanho máximo 2MB) e salve no computador onde será feita a inscrição.

OBSERVAÇÃO: O formulário de digitalização (Doc.10a) deverá, obrigatoriamente, estar no formato JPG ou JPEG, conforme Item 06 abaixo.

  1. DIPLOMAAtenção > frente e verso

    A inscrição principal de Pessoa Física é permitida apenas para os possuidores de DIPLOMA TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS (T.T.I.) E/OU TECNÓLOGO EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS / GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS emitidos pelas instituições de ensino, devendo ser autorizadas pelo órgão educacional e com portaria de licença do COFECI, portanto, somente dê início ao pedido, caso seja portador de um desses diplomas.

    O Diploma de T.T.I. expedidos em SP, apresentar a Consulta Pública de Concluintes, para diplomas de T.T.I. expedidos em outro Estado apresentar o SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). Para diplomas expedidos anterior a 2001 apresentar a “Lauda” publicada no Diário Oficial e/ou com validação da SEE, caso não possua, verificar com a Instituição de Ensino onde concluiu o curso de T.T.I.

    Atenção: Algumas instituições de SP registram o Diploma de T.T.I. no SISTEC ou na SEESP

    Para verificar se seu diploma de T.T.I. está registrado e ter acesso a validação, basta acessar um dos links abaixo:

  2. Para Diploma de Curso Superior de Gestão Imobiliária, ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários apresentar o registro ou a validação expedida pela própria instituição de ensino que deverá estar registrado no MEC através dos sites: CEESP ou PORTAL MEC.

  3. CARTEIRA DE IDENTIDADE – REGISTRO GERAL (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – frente e verso
  4. Frente e verso da Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Poderá ser também a Carteira de Identificação funcional (guarda municipal, policial militar, policial federal, policial rodoviário federal, militar das forças armadas); Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional. Obs.: Esses documentos devem estar dentro da validade

    Em se tratando de pessoas estrangeiras, será exigida a comprovação de permanência legal e ininterrupta no país, durante o último anuênio, acompanhada de cópia autenticada da Carteira de Identidade Estrangeira (RNE).

  5. Cadastro de Pessoa Física – CPF – frente e verso – Clique aqui para acessar digitalmente
  6. Ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH – frente e verso – Clique aqui para acessar digitalmente.
  7. CERTIFICADO MILITAR (RESERVISTA)frente e verso
  8. Reservista frente e verso ou comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de homens até 45 anos de idade.

    Ou Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI – Clique aqui para acessar digitalmente.

  9. FORMULÁRIO DE DIGITALIZAÇÃO
  10. Imprimir o Formulário de Digitalização (Doc.10a) pelo link clicando aqui. O arquivo deverá ser em formato JPG ou JPEG e possuir tamanho máximo de 4MB.

    * Atenção

    Conforme imagem abaixo:

    imagem anexa

    Salvar individualmente os documentos em formato JPG ou JPEG, pois no momento da sua inscrição principal deverá anexa-los e os campos são específicos e individuais.

  11. O requerimento (doc.2a) pode ser assinado a mão conforme RG ou CNH ou assinatura digital através de qualquer plataforma homologada pelo ICP Brasil, como por exemplo a plataforma digital de relacionamento do cidadão GOV.BR. Instruções de como utilizá-la, acesse o vídeo informativo.

  12. CRECISP: Conselho Regional de Corretores de Imóveis 2a Região CNPJ 62.655.246/0001-59

1o. ETAPA

Após preencher todos os campos obrigatórios e anexar os documentos clique em “CONFIRMAR”. Com isso, aparecerá logo abaixo o botão “IMPRIMIR”, que poderá ser clicado para realizar a impressão do boleto da taxa e do Formulário (requerimento de inscrição Doc.02a).

O requerimento de inscrição Doc. 02a deverá ATENÇÃO > ser assinado de forma manuscrita ou eletronicamente pela plataforma GOV BR e após salvar em seu computador no formato PDF, lembrando precisa estar já assinado.

OBSERVAÇÃO

O requerente só conseguirá prosseguir para a segunda etapa após a compensação bancária do pagamento do boleto, que pode levar de 24h a 48 horas úteis (até 2 dias úteis). Portanto, aguarde este período para iniciar a segunda etapa.

2a. ETAPA

Após a conclusão da primeira etapa e a confirmação do pagamento do boleto, será necessário acessar o sistema novamente. Nessa área, você verá os documentos já anexados e encontrará dois campos pendentes. O primeiro campo é para o requerimento de inscrição (Doc.02a), que deve estar devidamente assinado, e o segundo é para o comprovante de pagamento da taxa de inscrição principal. Anexe cada um desses documentos individualmente em seu respectivo campo e clique em “AVANÇAR”.

Na sequência, clique em “FINALIZAR” e será gerado um número de protocolo para que possa fazer o acompanhamento de seu pedido.

Finalizada a análise documental, não havendo exigências, será enviado ao e-mail do requerente mais um boleto com o valor da anuidade do ano em exercício. É imprescindível a verificação do seu e-mail, inclusive a caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.

Confirmado o pagamento do boleto, o requerente receberá um novo e-mail, convocando-o para participação na SESSÃO SOLENE DE COMPROMISSO PÚBLICO, conforme artigo 19 da Resolução COFECI no 327/92.

ATENÇÃO:

Salvar individualmente os documentos em formato JPG ou JPEG e anexar em seus respectivos campos, no momento da inscrição. No item 8. clique no botão aqui para abrir e imprimir o FORMULÁRIO DE DIGITALIZAÇÃO (ASSINATURA - DIGITAL DO POLEGAR - FOTO) (Doc.10a). O arquivo deverá possuir tamanho máximo de 4MB.

É importante que os documentos estejam perfeitamente legíveis nas imagens, sem cortes, rasuras ou obstruções. Importante frisar que, qualquer documentação inserida nos respectivos campos online que destoe do solicitado, tornará nulo o pedido. Vale lembrar que os dados preenchidos no requerimento serão validados junto à base de dados no CRECISP, após isso, o processo será devidamente instruído pelo Departamento responsável.

Caso esteja de acordo com as orientações acima, deverá preencher seus dados nos campos específicos e, ao final, anexar somente a documentação citada em seus respectivos campos e de forma legível, clique em “li e aceito”, para iniciar sua inscrição online

CRECISP: Conselho Regional de Corretores de Imóveis 2a Região CNPJ 62.655.246/0001-59

01 taxa de inscrição principal de pessoa física + 01 anuidade proporcional ao período do exercício, clique aqui para ver os valores das taxas.

O prazo de conclusão do processo de inscrição é de até 20 dias úteis, desde que não haja exigência.

Download dos Requerimentos e Links de acesso