A profissão de corretor de imóveis é regulamentada através da Lei Federal n° 6.530/78, de modo que para se tornar um profissional do mercado imobiliário, se faz necessário que o interessado seja possuidor de título de Técnico em Transações Imobiliárias ou de diploma de curso superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários.
Caso ainda não seja possuidor de um deles, o interessado deverá matricular-se numa instituição de ensino para realização de um dos cursos e a obtenção do respectivo diploma, não sem antes cuidar de verificar se ela se encontra devidamente credenciada/autorizada, podendo para isso realizar uma consulta da seguinte forma:
A)para curso de Técnico em Transações Imobiliárias “à distância”por meio do link Conselho Estadual de Educação;
B)para curso de Técnico em Transações Imobiliárias “presencial”na Diretoria de Ensino da jurisdição a que pertence a escola;
C)para curso Superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários “a distância ou presencial” pelo link Ministério de Educação e Cultura.
Assim que estiver matriculado e frequentando o curso, caso neste seja definida a obrigatoriedade da realização de estágio cuja carga horária seja requisito para aprovação e obtenção do diploma, o aluno deverá requerer junto ao CRECISP o registro de estágio. Esta requisição poderá ser realizada em nosso site por meio do link “INSCRIÇÃO ESTAGIÁRIO”, preenchendo todos os campos, imprimindo e assinando os formulários de requerimento, e inteirando-se também das demais informações sobre a documentação necessária e os boletos das taxas a serem pagas. Por fim, é necessário protocolizar o pedido online através do site.
Concluído o curso e obtido o respectivo diploma devidamente regularizado pela Secretaria Estadual de Educação pelo registro no GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar), o interessado poderá promover o pedido de registro de sua inscrição definitiva. Para isso, basta acessar no próprio site do CRECISP, o link INSCRIÇÃO PRINCIPAL, preencher, imprimir e assinar, juntar toda a documentação necessária (vide roteiro com instruções na mesma página) e o comprovante de pagamento da taxa administrativa. Em seguida deverá protocolizar o pedido na sede do Conselho ou na Delegacia Regional/Seccional mais próxima do seu domicílio.
Ressaltamos que nas unidades de atendimento do CRECISP (exceto postos do Poupatempo), o interessado ganha tempo e evita filas. O atendimento é feito com hora marcada, garantindo mais tranquilidade e conforto no contato com o Conselho. Para realizar o agendamento, basta clicar aqui.
Antes de ser referendado pelo Plenário do Conselho, o processo de inscrição é submetido à análise de uma Comissão, que poderá, ao elaborar seu parecer, solicitar informações ou documentos adicionais. Em condições normais, toda essa tramitação, desde o protocolo do requerimento até a solenidade de entrega da carteira profissional, leva, em média, 30 dias.