Programa de Educação Continuada para Corretores de Imóveis

  1. OBJETIVOS

    Capacitar os participantes para os conhecimentos, habilidades e atitudes operacionais e administrativas dos negócios imobiliários;

    Proporcionar uma visão abrangente e panorâmica da profissão e dos negócios imobiliários com os seus detalhes e peculiaridades, assegurando aos participantes uma postura segura no desenvolvimento de suas atividades;

    Possibilitar um processo de aprimoramento e atualização dos conceitos para que os participantes conheçam e vivenciem as alterações ocorridas no mercado, na legislação e nos procedimentos visando o aprimoramento no exercício de suas atividades;

    Incentivar o espírito empreendedor e pesquisador entre os participantes para assumirem uma postura de aprimoramento contínuo e de busca constante da atualização e do conhecimento para o bom posicionamento no mercado.

  2. GRADE CURRICULAR

    O PROECCI é composto por 6 disciplinas.

    1. Legislação da Profissão

      I - Evolução histórica da profissão de Corretor de Imóveis, II - O Corretor de Imóveis, III - Lei nº 6.530/78, IV - Dec. nº 81.871/78, V - Das atividades privativas de Corretor de Imóveis, VI - Do Exercício Irregular de Profissão, VII - Do Estagiário (Res. 1.127/09), VIII - Do código de Ética Profissional (Res. 326/92), IX - Do Código de Processo Disciplinar (Res. 146/82), X - Multas Processos Disciplinares - Res. 315/91, XI - Multas não inscritos - Res. 316/91, XII - Normas de Inscrição - Res. 327/92, XIII - Nome abreviado e fantasia - Res. 1.065/07, XIV - Portaria nº 3.277/06 - Autorização expressa para intermediar, XV - Da corretagem, XVI - Do Contrato de Corretagem.

    2. Financiamento

      Comportamento profissional, o composto de produtos e serviços imobiliários, qualidade dos produtos, planejamento e publicidade em geral, relacionamento com o cliente, administração de vendas, cálculos de resultados e comissões, custeio e centros de custos e responsabilidades.

    3. Documentação Imobiliária

      Escrituras, registro de imóveis, certidões, procurações, inventário, testamentos, documentos de compra e venda, locação, administração, autorização para venda e locação, opção com exclusividade, rescisões, confissão de dívida, comodato

    4. Estruturação e apresentação de Proposta

      Valor jurídico da proposta - suas cláusulas, código civil, importância da proposta no processo de fechamento imobiliário, importância comercial da proposta, importância legal da proposta, previsão de desistência, lucro imobiliário, como calcular o lucro imobiliário e considerações complementares.

    5. Relações Humanas no Mercado Imobiliário

      Aspectos emocionais envolvidos nas transações imobiliárias, estrutura organizacional de uma imobiliária, descrição de funções, relações interpessoais, espírito de Equipe e motivação no trabalho, formas de contratação e remuneração da equipe.

    6. Avaliação Imobiliária

      Para venda e locações, o processo de avaliação, fatores que influenciam a avaliação, fatores mercadológicos x Fatores circunstanciais e Informações preciosas para o processo de avaliação. Imóveis alienados x imóveis disponíveis, avaliação pericial x avaliação comercial, normas ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Considerações complementares.

  3. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

    1. Avaliações

      Ao final de cada módulo, o aluno realizará uma Avaliação Modular para que possa avaliar seu desempenho no curso. As Avaliações Modulares não terão caráter eliminatório, e o aluno saberá sua nota instantaneamente. Todas as Avaliações Modulares serão aplicadas via sistema através de senha, que será acessado através da área restrita.

      A avaliação final será dividida em 02 (duas) fases, sendo:

      Fase I - Prova: A prova final será realizada com material impresso, fornecido no dia previsto. A prova será elaborada com base no conteúdo ministrado de todas as matérias durante o curso, constando trinta perguntas de múltipla escolha. Terá como principal objetivo, avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno em sala de aula durante o curso. Apenas a avaliação final terá o caráter eliminatório, com peso 10 (dez) e sua nota classificatória mínima de 06 (seis). Não caberá, ao aluno que não atingir a nota mínima, recuperação. Em caso de reprovação o aluno deverá refazer o PROECCI.

      Fase II - PTAM: Deverá ser entregue no ultimo dia de aula o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), elaborado pelo aluno, impresso e de acordo com as normas da ABNT. O PTAM apontará se o aluno está APTO ou INAPTO a elaborar o parecer. Caso o PTAM não atenda os requisitos técnicos, o aluno será notificado para que refaça, uma única vez, o PTAM em até 05 (cinco) dias a contar do conhecimento do resultado. O aluno deverá refazer o parecer técnico a fim de atender os requisitos da ABNT e ser considerado APTO.

      Para que o aluno seja aprovado e receba o certificado final do PROECCI, terá que atender as seguintes etapas:

      (I) Realizar os exercícios ao final de cada módulo;

      (II) Atingir a nota 06 (seis) na prova final (múltipla escolha);

      (III) Ser considerado APTO a elaborar o PTAM.

      Obs.: Caso o aluno alcance a nota 06 (seis) e não esteja APTO a elaborar o PTAM, o mesmo não receberá o certificado e terá que fazer novamente o PROECCI.

  4. MATERIAL DIDÁTICO

    Todo o material didático, apostila e apresentação dos professores, serão disponibilizados conforme o início das aulas de cada disciplina via sistema, (na área privativa em nosso site), e ficará disponibilizado até o final do curso.

  5. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

    Na modalidade presencial não são permitidas faltas e, na modalidade EaD é exigida a realização dos exercícios nos prazos estabelecidos em cada edições do curso, sob pena de desligamento do curso.

    Acesso à Plataforma de cursos EaD: ead.creci.org.br