Turmas de julgamento analisam infrações éticas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 24/07/2021


O Código de Ética do Corretor de Imóveis é bastante claro ao estabelecer a conduta adequada quando no exercício profissional. Além de defender os interesses que lhe são confiados, os corretores têm como dever o zelo do prestígio da categoria, e a preocupação com o aperfeiçoamento de técnicas, que agreguem ainda mais valor à atividade.

Quando um profissional deixa de cumprir com esses princípios, não é apenas a sua reputação que é colocada em xeque. Portador do título de corretor de imóveis, o intermediador que falta com a ética em suas atitudes denigre a imagem de toda a categoria, abalando a sua credibilidade perante a sociedade.

Por essa razão, é fundamental que cada falta cometida seja apurada com rigor pelo CRECISP, buscando uma análise justa e a aplicação da penalidade adequada à cada situação.

Com base nessa premissa, as Comissões de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp) trabalham, dando celeridade à avaliação dos processos que o Conselho instaura. Compostas por corretores de imóveis de todo o Estado, a atuação dessas comissões é essencial para preservar e valorizar os bons profissionais.

Além da Cefisp, o CRECISP conta também com três turmas de julgamento que, quinzenalmente, se reúnem para analisar processos ético-disciplinares provenientes de denúncias recebidas pela entidade e, também, infrações pelo exercício ilegal da profissão.

Essas três turmas têm como integrantes os conselheiros que promovem uma avaliação detalhada de cada caso, checam as informações recebidas e os relatos dos analistas de conformidade para que a conclusão dos processos seja muito bem fundamentada.

Na última semana, essas equipes estiveram reunidas por meio de videoconferência para dar continuidade aos julgamentos, como vem sendo feito desde o início da pandemia. O Conselho promove a realização de duas sessões mensais de cada turma e os conselheiros julgam, em média, 720 processos por mês.

“É um trabalho contínuo e que tem o Código de Ética como condutor. Com o julgamento justo e a aplicação das devidas penalidades, o CRECISP dá a resposta e a satisfação à sociedade e a todos os profissionais que atuam dentro do respeito e da responsabilidade que a atividade exige”, afirmou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.