Corretores recebem portaria como membros do Grupo de Avaliação

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 05/06/2021


Até o mês de abril/21, o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários do Cofeci contava com 6.055 corretores de imóveis do Estado de SP aptos para a elaboração de Pareceres Técnicos de Avaliação Imobiliária. São profissionais que acompanham um curso específico que os capacita a calcular da maneira mais adequada e precisa o valor de mercado de cada propriedade.

Muitos corretores têm optado por concentrar seus trabalhos nessa área, por ser uma atividade que exige especialização e conhecimento mercadológico. Com isso, abrem novas frentes de atuação junto a tribunais e órgãos públicos, obtendo boas possibilidades de ganhos.

O CRECISP, ciente dessa realidade, também tem contribuído para agregar valor ao currículo desses profissionais, por meio da criação, em 2016, do Grupo de Corretores Avaliadores Mercadológicos do Conselho. Rapidamente, houve um grande interesse dos inscritos em integrar essa equipe, pela oportunidade de aperfeiçoar técnicas de avaliação e atender as demandas de órgãos governamentais – como o Tribunal de Justiça e o  Ministério Público, além de inúmeras prefeituras – que firmaram convênio com o CRECISP.

Desde então, o Conselho vem, periodicamente, nomeando os interessados para que possam realizar esse trabalho voluntário e, ao final, receber um certificado, atestando e dando credibilidade à avaliação elaborada.

Na última semana, três solenidades de nomeação foram realizadas por meio de videoconferências, conduzidas pelo presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto. Sessenta e sete corretores conquistaram o documento que os autoriza a atuarem como avaliadores de patrimônios imobiliários, prestando um serviço público de grande importância ao Estado.

“O trabalho de avaliação está se consolidando como competência única de corretores de imóveis, dado ao aumento da demanda e à credibilidade conferida pelo PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Atualmente, mais de 1.550 corretores já fazem parte do Grupo de Avaliadores e têm se mostrado muito satisfeitos pelo prestígio conquistado junto às autoridades governamentais. Sem dúvida, é um diferencial na profissão.”