Correição analisa processos do CRECISP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 29/05/2021


O CRECISP realizou, na última semana, correição ordinária para analisar a tramitação dos processos administrativos de seus departamentos e setores. Esse é um procedimento de grande importância na administração pública, envolvendo a checagem de diversas rotinas englobadas pelos gestores do Conselho e seus funcionários.

Ao longo da correição, é feita uma análise da documentação produzida pelos departamentos, avaliando os ritos, protocolos e a qualidade dos serviços prestados pela entidade. Os corregedores também precisam se certificar de que todas as normas legais estão sendo cumpridas, assim como as decisões provenientes das sessões de julgamento realizadas periodicamente.

Além de ser uma medida muito benéfica à sociedade, haja vista que garante a transparência e a idoneidade dos atos públicos, a correição também propõe caminhos e estratégias que visam aprimorar a qualidade administrativa da organização e os serviços prestados.

“Um processo de correição verifica possíveis irregularidades ou erros que possam estar ocorrendo, identificando as providências mais adequadas para o problema seja sanado, sem danos ou prejuízos. É um recurso que temos para prevenir falhas, antes mesmo que aconteçam, até por conta de equívocos em procedimentos ou na interpretação normativa, por exemplo”, esclareceu o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

O foco de análise dos corregedores inclui, ainda, o cumprimento de prazos nos expedientes, proporcionando tranquilidade a todos os que estejam aguardando algum processo, como a solicitação de inscrição no Conselho para a atuação no mercado imobiliário, por exemplo.

Os responsáveis pela correição são os conselheiros Marcus Ortega e Jean Saab que, ao lado de funcionários da Superintendência e dos Departamentos de Ética e Disciplina, da Assessoria Jurídica e da Secretaria do Conselho, analisaram todos os expedientes realizados ao longo dos últimos meses.