CRECISP e OAB-SP firmam parceria para avaliação mercadológica

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13/02/2021


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) é o mais novo órgão que, reconhecendo a legitimidade do corretor de imóveis para realizar avaliações mercadológicas, firmou o Termo de Cooperação Técnica Não Oneroso com o CRECISP. Na noite desta quinta-feira (11/02), em solenidade virtual, a parceria foi oficializada pelos presidentes do Conselho e da Ordem, José Augusto Viana Neto e Caio Augusto Silva dos Santos, respectivamente.

O evento contou com a participação de quase 70 convidados, entre conselheiros, delegados e funcionários do CRECISP, bem como de membros da diretoria, subseções e também funcionários da Ordem. Na ocasião, o presidente Augusto Viana destacou a importância dessa ação, que terá grande repercussão junto aos advogados do Estado de São Paulo.

“Muitos dos advogados ainda desconhecem essa habilidade do corretor no quesito avaliação mercadológica de imóveis. Essa nossa cooperação vai estreitar ainda mais o relacionamento entre as duas categorias, dando total visibilidade a esse trabalho que é feito de forma voluntária. Será um grande prazer e satisfação mostrar essa nossa capacidade, em cumprimento de mais um dos nossos papéis sociais”, salientou.

Já o presidente Caio declarou que: “a importância de validarmos a atuação profissional adequada do corretor dentro da sua absoluta regularidade é motivo de alegria e satisfação!” Pare ele, os dois órgãos são braços sociais que atuam como instrumentos de respeito e serviço à cidadania.

Ainda segundo Caio, a expectativa é que as 251 subseções da OAB no Estado, além de 400 mil advogados, se valham dessa parceria. “Todos serão vetores de impulsionamento desse convênio, pois o CRECISP inspira credibilidade, força de trabalho e competência. Parabéns a todos os profissionais peritos que prestam esse trabalho com maestria”, finalizou o presidente da Ordem.

 

PERITOS – Os corretores de imóveis avaliadores imobiliários são voluntários inscritos no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e integram o Grupo de Avaliadores Imobiliários, conforme previsto na Portaria nº 6033/2016. Neste trabalho específico, eles contribuem com a função social da destinação do uso da propriedade, de acordo com o artigo 5º inciso XXIII da Constituição Federal.

A partir dessa premissa, segundo o presidente do Conselho, as tomadas de decisões relativas aos imóveis da administração pública são mais assertivas, no momento da realização das transações imobiliárias.  

Viana explicou que esse convênio permite aos profissionais que integram o Grupo de Avaliadores do CRECISP a realização de estudos, perícias e inspeções para a determinação dos valores de imóveis encaminhados pela OAB-SP, sempre que necessário. “A atividade avaliativa demanda bons profissionais, que estejam em constante atualização e que desenvolvam uma expertise diária, para chegar, de maneira precisa, aos valores justos das propriedades. Esse trabalho já vem sendo executado para diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. E agora temos a satisfação de firmar esse convênio com a OAB-SP.”

E completou: “A realização do trabalho de avaliação mercadológica contribui sobremaneira com a função ético/orientadora da profissão imobiliária, demonstrando a necessidade da participação do corretor de imóveis em qualquer transação imobiliária, o que garante às partes um negócio transparente e sem riscos.”