Palestrante fala sobre a plataforma de serviços da Arisp

O evento ocorreu na Quarta Nobre


A Gestora de Projetos  da Arisp (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo),  Samira Nogueira Arroyo, ministrou palestra na Quarta Nobre e destacou os serviços existentes na plataforma Registradores (www.registradores.org.br), tais como: certidão digital, matrícula online, pesquisa de bens, pesquisa prévia, monitor registral, e-protocolo e o repositório confiável de documento eletrônico.

No início da apresentação, explicou que, a partir do Provimento No. 47/2015, houve uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da qual as associações dos Estados deveriam criar uma plataforma de serviços eletrônicos voltados aos registros de imóveis ou aderir a plataforma já existente.

Nessa época, de acordo com Samira, já existia a plataforma dos Registradores de Imóveis de São Paulo, e também as de alguns outros estados. Muitos acabaram desenvolvendo as suas plataformas, e outros migraram para a da Arisp.

“É possível, por meio desta ferramenta, buscar solicitações de diversos tipos de serviços como pesquisa de bens, matrícula online,  solicitação de certidão digital,  registro via e-protocolo. Aproximadamente são 14 Estados Interligados como:  (Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul,  Pará,  Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe) e não são todos que possuem todos os serviços.”

“Alguns Estados têm alguns serviços a mais ou a menos e é possível buscar o valor de cada uma das solicitações. É possível também que seja utilizada a funcionalidade da área restrita, onde um escritório pode firmar convênios, contratos e assinar termos de responsabilidade para uso da área corporativa.”

Segundo a palestrante, um dos serviços disponibilizados pela plataforma é a certidão digital, evitando os deslocamentos até os cartórios para o registro de imóveis, bastando o acesso ao portal registradores.org.br  para fazer a solicitação.

“A certidão tem a validade idêntica à de papel, e é a mesma emitida no balcão do cartório, mas existe uma diferença: é possível solicitar por meio de alguns cliques,  em duas horas dependendo do estado. Em São Paulo, é esse o período em que o cartório disponibiliza a certidão.”

 “Deve-se fazer o download para consulta ou qualquer finalidade. Indicamos que insira sempre o Estado, a cidade e o cartório, e após isso, você escolhe o tipo de certidão e o tipo de pedido que deseja realizar. A certidão é emitida de forma eletrônica, e  fica disponível em até 30 dias, após ser expedida pelo cartório.”