Palestrante fala sobre como lidar com as emoções

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 25 de novembro,  o coach,  Bruno Ferreira, ministrou palestra online no CRECISP, na Quarta Nobre, e destacou a importância de entender e lidar melhor com as emoções, de maneira clara e fácil, mantendo-se produtivo para superar dificuldades práticas e emocionais, criar e seguir novas rotinas, conviver com más notícias e muita insegurança, para que tudo isso possa ser mais bem desenvolvido!

No início da apresentação, ressaltou que a inteligência emocional impacta na sua forma de comunicar e pode trazer conflitos.  Segundo Ferreira, percebemos que a ansiedade está aumentando bastante, a depressão vem crescendo também, e estas sensações acontecem, principalmente, pela falta de autoconhecimento.  

“Dentro da inteligência emocional, existe o excesso de passado que traz a depressão, um excesso de futuro, que ocasiona a ansiedade, e com certeza, tudo isso impacta no nosso dia a dia.   O importante é você se compreender, pois esta ação fará com que diversas questões pessoais sejam resolvidas. A inteligência emocional é um conjunto de competências que você utiliza para tomar decisões.”

Segundo Ferreira, o nosso cérebro apresenta sinapses que são muito rápidas e muitas vezes, nos fazem reagir de uma forma que não gostaríamos. A premissa é entender que esse processo é decisório, ou seja, reconhecer e entender as motivações.

“A Harvard Business Review diz que a inteligência emocional é a chave para o sucesso profissional, sendo que o QI não é fator determinante para o processo. Por isso,  existem pessoas que são muito inteligentes,  tem uma agilidade mental fora do comum,  mas sabotam o seu crescimento.”

“Por outro lado, a gente vê pessoas que não possuem o QI tão elevado, porém apresentam nível excelente de sucesso. É importante reconhecer e entender as suas emoções, e podemos  citar algumas partes principais: a autoconsciência, que te ajuda a ver com clareza o que você sente e faz,  a autorregulação, que é fazer o que realmente se pretende ao invés de reagir no piloto automático.”

 De acordo com o palestrante, se agimos sempre da mesma maneira, acabamos vivendo o mesmo padrão de resultados. “Para ter um resultado diferente, é necessário que seja realizada a tomada de consciência para que, depois, ocorra todo o processo de mudança, para que possa fazer as melhores escolhas!”