Bandeirantes do progresso dos tempos atuais

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 27/08/2020


A profissão de corretor de imóveis completa hoje 58 anos de reconhecimento Legislativo. Publicada em 27 de agosto de 1962, a Lei 4.116 estabeleceu a conquista pleiteada por milhares de profissionais que exerciam a atividade, abrigados apenas pelo sindicato da classe.

Foi uma conquista enorme, o reconhecimento pelo Estado brasileiro da necessidade de este profissional atuar no âmbito da sociedade.

O corretor de imóveis foi reconhecido pelo fato de a sociedade brasileira não contar, até então, com um profissional que pudesse proporcionar segurança patrimonial às partes contratantes numa transação imobiliária.

Tempos difíceis, onde a parte hipossuficiente sempre operava em desvantagem, o que resultou em milhares de ações judiciais, causando um verdadeiro caos junto ao Poder Judiciário.

Os corretores de imóveis, interpretados erroneamente como “vendedores” de imóveis, exercem um papel de significativa importância social e de alta relevância econômica, promovendo a realização do sonho maior do ser humano, que é a casa própria e, paralelo a isso, aquecendo a economia do país, proporcionando geração de renda e criação de milhões de empregos.

A indústria da construção civil, responsável por significativa parcela do PIB brasileiro, é impulsionada pela atividade dos profissionais corretores de imóveis que, com seu trabalho, estimulam a indústria periférica que orbita em torno da propriedade imobiliária - em geral, de ferro, cimento, tijolo, bloco, elétrica, hidráulica, tinta, móveis, artigos de decoração, etc. Com isso, proporcionam emprego a engenheiros, arquitetos, topógrafos, pedreiros, ajudantes, encanadores, eletricistas, pintores e uma infinidade de outros profissionais envolvidos com essa cadeia produtiva.

Os corretores de imóveis precisam estar cientes de sua importância social e econômica, procurando, cada vez mais, aperfeiçoar seu trabalho, acompanhando a evolução da tecnologia digital, proporcionando transparência, segurança e rapidez nas negociações imobiliárias.

O CRECISP orgulha-se de ser o “carro-chefe” destes milhares de homens e mulheres que sacrificam seus fins de semana e sua presença junto a seus familiares para colaborar com aqueles que sonham em atingir o maior objetivo de vida, que é a propriedade imobiliária, onde a segurança e a tranquilidade de suas famílias estarão resguardadas.

Colegas, vamos juntos continuar nossa trajetória, corajosa e vitoriosa, rumo ao futuro, construindo cidades e levando progresso e desenvolvimento aos mais distantes rincões deste País, com a força de nosso trabalho e a qualidade técnica de nossa capacidade pessoal.

Feliz 27 de agosto!

José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP.