Comunicado Importante

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 28/03/2020

Prezado(a) Corretor(a),

Estamos atravessando um momento totalmente inusitado no mundo. A pandemia do Coronavírus nos mostrou o verdadeiro significado de reclusão, de caos, de comoção e, também, desvendou a face mais solidária do ser humano. E cada um de nós está reaprendendo e se reprogramando, diante de atitudes que, até então, eram as mais comuns em nosso dia a dia.

No CRECISP, não é diferente. Colocamos nossos funcionários para a realização de trabalho remoto, montando uma força tarefa para continuarmos atendendo, da maneira mais eficiente e segura possível, todos os profissionais de nosso estado.

Diariamente, estabelecemos uma rotina, com a realização de videoconferências com os chefes de departamentos e setores, assessorias e, também, com nossa Diretoria, para que haja um acompanhamento de projetos, em continuidade às ações regularmente desenvolvidas pelo Conselho.

O engajamento de nossa equipe e a disponibilidade, em um momento tão difícil como esse, nos trazem a certeza de que cada um está dando o seu melhor em prol de nossos inscritos.

A decisão de home office se mostrou acertada haja vista que, até o momento, não registramos nenhum caso de Covid-19 em nossos funcionários ou conselheiros, o que nos permite continuar trabalhando com bastante dedicação, mesmo que a distância, a fim de que os processos possam ter o seu regular andamento.

Dessa forma, ao reabrirmos o atendimento presencial, estaremos com todo o trabalho em dia, sem prejuízos àqueles que aguardam um posicionamento nosso.

Os e-mails presidencia@crecisp.gov.brcrecisp@crecisp.gov.br e faleconosco@crecisp.gov.br estão sendo respondidos diariamente no intuito de dirimir todas as dúvidas dos profissionais. Manteremos esse atendimento remoto até o dia 07 de abril.

Sabemos das angústias que afligem os corretores, que se veem preocupados com os efeitos da quarentena no mercado imobiliário e seus reflexos no sustento de suas famílias. Estamos ao lado de todos, buscando soluções que possam minimizar esses impactos e trazer novamente tranquilidade ao nosso segmento.

Encaminhamos ofícios ao Presidente da República e ao Ministro Paulo Guedes, assim como aos presidentes dos principais bancos públicos do Brasil, solicitando medidas que tragam um fôlego extra aos nossos profissionais, como linhas de crédito a juros subsidiados e facilidades na renegociação de dívidas.

Além disso, também pleiteamos a postergação por 90 dias do prazo de entrega das obrigações acessórias, com destaque para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020, sem qualquer multa ou penalidade. Solicitamos, ainda, a ampliação do prazo de vigência de certidões negativas ou positivas por 90 dias, a suspensão de todos os prazos para a apresentação de impugnações, defesas ou recursos em processos administrativos federais até 30 de abril e a manutenção dos serviços essenciais nas unidades da Receita Federal, para que possa ocorrer o atendimento excepcional em situações que envolvam o perecimento de direito dos contribuintes.

De parte do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o Cofeci, já estão sendo editadas resoluções que proporcionem alívio aos inscritos no que tange às anuidades.

Em breve, poderemos posicionar a todos sobre essas questões e, certamente, trazer respostas concretas às suas expectativas.

Reiteramos nosso compromisso com nossos inscritos e nossa disponibilidade em auxiliá-los. O momento pede a união de todos, o empenho e a perseverança para que possamos encontrar as melhores saídas no mais curto espaço de tempo.