Diretor de crédito fala sobre financiamento imobiliário

O evento aconteceu em São Paulo


 

No dia 29 de janeiro, o diretor de crédito imobiliário da Poupex, Ricardo Viana, esteve no CRECISP e falou aos corretores de imóveis sobre as diferenças do financiamento imobiliário com saldo devedor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o atrelado à Taxa Referencial (TR).

Na ocasião, Viana destacou que a utilização do IPCA para o financiamento imobiliário tem que se mostrado positiva, pois os juros são mais baixos. Assim, o mutuário pode analisar a possibilidade de adquirir uma propriedade melhor, pagando o mesmo valor de prestação que pagaria para um imóvel inferior.

“O mercado de financiamento imobiliário, desde 2019, passa por uma mudança bastante significativa com relação às modalidades de financiamento. Com o IPCA, algumas instituições financeiras seguirão 2020 com esta disponibilidade de reduzir a prestação e inserir mais recursos para o tomador de crédito.”

O diretor de crédito afirmou que o mercado de contratação de crédito, e isso é muito significativo para o setor imobiliário. “Sentimos esta situação em São Paulo e para aquele que precisa de uma prestação mais baixa, o IPCA é um diferencial, principalmente para quem possui um salário muito próximo da inflação”.

“À medida que o mercado imobiliário está estimulado, os corretores de imóveis e a própria sociedade serão beneficiados, pois ocorrerá um aumento da procura por imóveis, considerados um bem maior, promovendo portanto,  um aquecimento da economia do País.”