Natal Solidário do CRECISP distribui mais de 5 mil brinquedos

Instituições em sete cidades do interior foram beneficiadas

Em algum canto do salão, os brinquedos estão organizados em cima da mesa. É ali o ponto fixo das crianças que aguardam a distribuição dos carrinhos, bonecas, bolas, bichos de pelúcia, jogos de tabuleiro, puzzles etc. Para a maior parte daqueles pequenos, oriundos de famílias com renda inferior a dois salários mínimos, talvez seja o único presente que ganharão neste Natal. Sem desgrudar os olhinhos da bancada e ansiosas para começar a brincar, elas aguardavam o chamado da 'tia' ou do 'tio' para ficar em pé e entrar na fila.

Praticamente, essa cena repetiu-se inúmeras vezes durante a entrega de presentes no Natal Solidário do CRECISP que distribuiu 5.080 brinquedos para 52 entidades que atendem crianças e adolescentes em sete cidades do interior de São Paulo (Campinas, Santa Bárbara D'Oeste, Cosmópolis, Limeira, Sumaré, Nova Odessa e Americana), na semana passada.

A ação de solidariedade surgiu com o subdelegado municipal de Limeira, Marcelo Giacon, que conseguiu arrecadar os brinquedos na White Party, uma festa de origem beneficente que ocorreu em São Paulo e é um dos realizadores, no dia 8 de dezembro. Para a empreitada, o corretor contou com a parceria do delegado regional de Americana, Rogério Diniz Armond. A dupla empenhou-se no planejamento e distribuição dos mimos para a garotada, e o resultado foi surpreendente. 

Para eles, Natal e solidariedade é uma dobradinha que combina bastante. E também pensam que seja impossível fechar os nossos olhos para a dor de tantos e não refletir sobre as dificuldades de cada um. "Queremos também, além de presentear as crianças, estimular outras pessoas olharem com mais carinho ao próximo'', disse Marcelo.

Contagiante

Agradecida com a doação de presentes, a assistente social da Amoban (Associação de Moradores do Bairro Mollon) em Santa Bárbara do D'Oeste, Elisangela Mendes Pires de Lima, disse que o gesto não faz bem só a quem recebe. "É uma satisfação enorme também a quem doa seu tempo para ajudar quem precisa. Essa atitude contagia e pode ser multiplicadora. Meus parabéns a todos que se envolveram para deixar esse Natal mais especial para nossas crianças'', destacou.

Previsto em leis, direito de brincar é fundamental para desenvolvimento integral da criança. Para a dirigente do Projeto Recanto da Criança, em Americana, Rita de Cássia Martins Souza, a ação solidária valorizou esse momento especial que o ato de brincar na infância. "Deus enviou anjos para nos abençoar. Atendemos muitas famílias vulneráveis e sem condições para suprir as necessidades das crianças nesta data e em outras.  Essa ação é um sonho realizado."