Justiça promove Semana Nacional de Conciliação

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 23/11/2019

Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Poder Judiciário organizou a 14ª Semana Nacional de Conciliação, com o intuito de disseminar a cultura do diálogo como solução de conflitos em busca do acordo entre as partes envolvidas em uma contenda. Somente no Estado de São Paulo, o Tribunal de Justiça realizou quase 17 mil audiências de mediação, homologando 7.374 acordos.
Desde 2012, o CRECISP realiza mutirões de conciliação que, em geral, obtêm média de 70% a 90% de taxa de acordos. Ao longo de 2019, foram realizadas audiências em Botucatu, Ourinhos, Campinas, São Vicente, Santo André, São José dos Campos, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo, Barueri, Limeira, Bragança Paulista e Taubaté. Até o final do ano, cerca de 5.000 processos serão submetidos à conciliação.
 Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, a conciliação é a maneira mais sensata de se solucionar uma questão, antes que ela passe para a fase processual. “A pacificação evita o desgaste proporcionado pelas ações que levam anos para serem resolvidas.”