Advogado aborda a questão do mercado condominial

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 6 de novembro, o advogado Rodrigo Karpat esteve no CRECISP e ministrou a palestra Condomínio para corretores de imóveis. Na ocasião, o palestrante falou aos profissionais sobre os principais aspectos jurídicos e práticos de um condomínio a fim de demostrar quais são os caminhos que o corretor deve seguir para expor o imóvel da melhor maneira possível, esclarecendo as dúvidas do comprador, visando a melhor negociação.

Karpat ressaltou que tem observado o aquecimento do mercado imobiliário, que começou a ter uma procura na área jurídica demasiada de incorporadoras, além do número de pessoas distribuindo folhetos e empreendimentos novos, padarias e restaurantes.

“Na realidade, existe um aquecimento saudável, nada melhor, então, do que nos prepararmos para este novo momento, apesar de estarmos no final do ano. O mercado condominial está inserido em São Paulo, onde há 28 mil condomínios, e na Grande São Paulo, com quase 40 mil.”

Segundo Karpat, metade dos negócios imobiliários ocorre dentro de condomínios e precisa tirar proveito desta situação. "A arrecadação anual dos condomínios no Estado de São Paulo é de sete bilhões de reais e é usada para manter a conservação e manutenção do local.”

Para o palestrante, as pessoas têm buscado residir em condomínios,  primeiro por questões de segurança e comodidade, pois existem locais muito aconchegantes, práticos, onde é possível ir à academia, ao teatro, sem precisar atravessar a cidade.

“A tendência tem sido essa: as pessoas têm optado por residir em espaços cada vez menores, e o metro quadrado de lançamentos das mais diversas incorporadoras é muito alto. E não são só os 25 metros quadrados, mas na realidade é toda a estrutura que existe nos novos empreendimentos e isso tem mudado de tempos em tempos.”