Vice-presidente fala sobre avaliação de imóveis

O evento foi realizado em Caraguatatuba


O vice-presidente do CRECISP, Gilberto Yogui, esteve em Caraguatatuba e destacou aos corretores de imóveis  a importância de realizar uma avaliação imobiliária eficiente, para evitar que os resultados sejam amadores no momento da negociação do imóvel.  

Yogui comentou que muitos profissionais sabem o real valor da propriedade, mas sentem dificuldade em inserir os conhecimentos no papel, documentá-los de forma adequada.

“Quando o corretor de imóveis fala que o imóvel vale X, pode acreditar que é a realidade. Mas temos que lembrar que na mente do proprietário existe o valor sentimental, que pode atingir 50% a mais do que o valor real, dificultando a negociação do imóvel.”

O palestrante ressaltou que são os intermediadores que possuem a capacidade de dizer se o imóvel vale mais ou menos no mercado, e que isso não é um “chute”, mas um estudo realizado por um especialista.

“A Lei 6530/78 afirma que  nós podemos opinar e, por meio do Parecer Técnico Mercadológico (PTAM), determinar o valor de mercado do imóvel. Para chegar nisso,  precisamos de requisitos mínimos: a descrição do imóvel deve conter as medidas perimétricas, de superfície, localização, confrontação, descrição individualizada dos acessórios, benfeitorias, uma contextualização completa da propriedade e todo o detalhamento possível.”

Segundo o delegado regional de Caraguatatuba, Pedro Toyota, a avaliação imobiliária é intrínseca a uma excelente negociação. “Fiquei muito satisfeito com a palestra, estava com algumas dúvidas, mas o Gilberto Yogui nos mostrou uma ferramenta eficiente, para avaliação imobiliária, facilitando o nosso trabalho.”