Corretor de imóveis fala sobre tecnologia e o mercado de locação

O evento aconteceu na Quarta Nobre


O corretor de imóveis e empresário, Carlos José Berzoti, destacou aos intermediadores, na Quarta Nobre, a importância da Tecnologia no Mercado Imobiliário de Aluguéis. Na ocasião, falou sobre os desafios das imobiliárias diante da inovação e da tecnologia, incluindo gestão administrativa, marketing e atendimento na Era da Imobiliária 3.0.  Comentou também, a transparência do setor, além dos desafios do mercado de aluguéis para os próximos anos.

Berzoti explicou que sua empresa está há 30 anos no mercado, mas que está sofrendo para entender um pouco sobre as tecnologias que estão chegando. “Todo mundo que trabalha no mercado de locação está passando por uma transformação. Isso faz com que nos movimentemos para algum lado ou sentindo. De acordo com algumas pesquisas, daqueles que buscam o imóvel para locar, 62% são mulheres e casadas, 47% pertencem à geração X  -  de 35 a 54 anos – e 54% possuem ensino superior.”

“Essa turma que procura por um imóvel, também está tecnologicamente ligada no computador, no smartphone, faz buscas on line e temos que nos atentar a este público e à tecnologia que está dominando. Nesse sentido, a nova tendência de negociação em São Paulo é o mercado de locação.”

O palestrante enfatizou que esta tendência advém em algumas outras capitais do Brasil, devido à situação do trânsito, à dificuldade de locomoção, além do transporte coletivo caótico. Isso faz com que as pessoas queiram estar perto, bem localizadas e próximas ao trabalho.

“Portanto, os aparatos tecnológicos se mostram cada vez mais necessários, pois a tecnologia é intrínseca para qualquer tipo de negociação imobiliária. Na gestão administrativa, por exemplo,   um bom software é muito importante, pois não dá para fazer uma gestão empresarial de forma amadora.”

“Um programa tecnológico apoiado por um ser humano, pode evitar erros. No final do ano, você tem que entregar para a Receita Federal um relatório, tem que emitir Nota Fiscal dos seus serviços, isso tudo é automatizado.  Temos que tomar muito cuidado com estas informações e estas ferramentas existem para nos auxiliar.”