Corretores se engajam na prevenção à lavagem de dinheiro

Fiscalização estabelece rotina de trabalho

O mercado imobiliário é um dos mais visados por organizações criminosas que buscam viabilizar a entrada de capital de origem duvidosa na economia de um país por meio da aquisição de imóveis.

Grandes nações do mundo travam verdadeiras batalhas contra a prática da lavagem de dinheiro, seja por meio de rigorosa fiscalização, seja pela implantação de leis que garantam mais transparência no registro e na comercialização das propriedades.

No Brasil, por meio do antigo COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, atual UIF – Unidade de Inteligência Financeira, os corretores de imóveis têm dado sua contribuição, comunicando todas as transações que julguem suspeitas relacionadas à intermediação imobiliária. Em São Paulo, o CRECISP se engajou firmemente nesse propósito e tem procurado contribuir para a disseminação de informações e a conscientização dos profissionais a respeito da importância desse procedimento.

Aproveitando a oportunidade criada com as diligências realizadas pelos agentes de fiscalização em todo o Estado, o Conselho estabeleceu uma rotina que, desde 2016, está se mostrando bastante eficiente, no sentido de fazer chegar a informação onde ela necessita estar.

A cada visita feita aos escritórios e imobiliárias paulistas, os agentes do CRECISP promovem o esclarecimento dos principais pontos da Resolução Cofeci nº 1.336/2014, que estabeleceu regras e procedimentos para as empresas e profissionais do segmento quanto à prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro.

A equipe do CRECISP recebeu um treinamento específico para elucidar todas as dúvidas dos corretores, ressaltando a segurança e a confidencialidade das comunicações encaminhadas ao COAF. Ao longo dos últimos quatro anos, em 70.794 diligências, os agentes ratificaram essa campanha e, também, aproveitaram para entregar o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para o Setor Imobiliário (disponível em www.crecisp.gov.br/juridico/prevencaolavagemdinheiro ), um material elucidativo e especificamente desenvolvido pelo CRECISP para o mercado de imóveis.

“Estamos percebendo que todo esse trabalho está surtindo efeito, à medida que, ao longo do tempo, as dúvidas têm sido bem menores e a categoria está se sentindo mais segura em comunicar, consciente do sigilo do procedimento”, comentou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.