Palestrante fala sobre a retomada do crescimento e a gestão de mudança

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 10 de julho, o engenheiro industrial, Claudiney Fullmann, esteve na Quarta Nobre e ministrou palestra aos corretores de imóveis sobre o tema: Retomada de crescimento e gestão de mudança.

Na ocasião, destacou a fase de liberalismo econômico e político que o Brasil está atravessando, a geração de emprego, a retomada do crescimento e a importância de capacitar gestores para implantar mudanças, visando o desenvolvimento e a lucratividade.

Fullmann ressaltou que as eleições definiram os novos rumos da economia brasileira, sendo que o quadro se apresenta de maneira não muito promissora, com 341,6 milhões de empresas fechadas nos três últimos anos e 13 milhões de desempregados.  

“Estamos em um País com a maior quantidade de corrupção do mundo, em um ambiente que reflete o liberalismo econômico e político, as empresas precisam antecipar mudanças, porque ficaram acomodadas sobre todos os aspectos.”

 “Hoje para se conseguir uma geração de emprego é necessário a retomada do crescimento, por meio de obras de infraestrutura e saneamento. Tudo isso começará a gerar mão de obra. Estamos esperando um alinhamento no Congresso e da iniciativa privada, onde vocês – corretores de imóveis - são representantes puros das negociações.”

De acordo com o palestrante, o mercado está mudando e isto inclui a tecnologia e a política comercial das empresas. Há uma competição internacional e o Brasil, agora, em consequência de sua ligação com a União Europeia, terá condições de fazer mais coisas, ampliar as exportações.

“Precisamos ter garantia de produtividade e lucro, sendo que as empresas existem para isso.   Não pode ser de qualquer maneira, temos que ter condições necessárias, satisfazer clientes, empregados, o mercado, de forma geral, possibilitando a retomada do consumidor. E nesse cenário, o trabalho é uma peça fundamental.”