CRECISP cria Plano Estratégico 2019/2021

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 06/07/2019

O Plano Estratégico de uma instituição é o resultado de um planejamento que visa tornar transparente à sociedade as metas, objetivos e princípios dessa organização.

Partindo dessa premissa e tendo ciência da responsabilidade dos Conselhos de Fiscalização Profissional, enquanto órgãos públicos, o CRECISP desenvolveu seu Plano Estratégico para o triênio 2019/2021, cuja portaria foi assinada na última semana pelo presidente José Augusto Viana Neto.

Com esse documento, o CRECISP reafirma seu compromisso, como instituição fiscalizadora e disciplinadora da atividade do corretor de imóveis, estabelecendo seus principais objetivos a serem alcançados, dentre os que estão intrinsicamente ligados às suas competências.

O Plano abrange os níveis estratégico, tático e operacional, norteando o caminho a ser seguido pela instituição nos próximos 3 anos. No quesito da capacidade técnica de seus funcionários, por exemplo, o CRECISP prevê um aprimoramento desses colaboradores, buscando uma estrutura organizacional mais sólida e eficaz. E esse expediente, sem dúvida, se refletirá na qualidade de atendimento aos corretores e à sociedade em geral.

Outro gargalo da instituição será solucionado por meio da tecnologia. A intenção do Conselho é ampliar o conceito de informatização para que faça parte da rotina de procedimentos diários, especialmente em setores críticos, que exigem um controle rigoroso, como os processos ético-disciplinares instaurados, proporcionando mais celeridade e transparência aos atos da entidade.

Fiscalização

Ponto-chave da finalidade do Conselho, a fiscalização tem destaque especial no Plano Estratégico. Estão previstas ações orientativas aos corretores de imóveis, sobre a importância do Código de Ética e das demais legislações pertinentes no dia a dia do profissional. Além disso, os agentes também receberão treinamentos específicos, no sentido de ampliar a fiscalização preventiva, como forma de se antecipar aos anseios dos cidadãos, evitando possíveis infrações no mercado imobiliário.

“Vamos manter e ampliar nossas parcerias com órgãos e instituições públicas, com caráter educacional e preventivo, realizando palestras, cursos, prestando serviços voluntários nas avaliações mercadológicas, e estabelecendo projetos específicos para melhor orientar a sociedade quanto aos assuntos voltados às transações imobiliárias”, comentou o presidente Viana.

O Plano Estratégico do CRECISP representa, sem dúvida, o engajamento da instituição às melhores práticas e aos instrumentos da boa governança, em linha com os princípios da integridade, da gestão transparente e do combate às fraudes e à corrupção no setor público.