Palestrantes falam sobre consórcios contemplados

O evento ocorreu na Quarta Nobre


Os empreendedores Felipe Zaney e Marília Zaney estiveram na Quarta Nobre do CRECISP e falaram aos corretores de  imóveis sobre o tema: Viabilizando a compra de bens imóveis via consórcios já contemplados.

Na ocasião, abordaram o perfil dos clientes e das instituições financeiras para viabilizar créditos e aquisições com taxas mais atrativas no mercado, visto a necessidade atual de ser agente facilitador, além dos procedimentos das instituições financeiras.

No início da apresentação, Zaney afirmou que o mercado é carente de pessoas com conhecimento. “Há oito anos sou corretor de imóveis, mas é muito importante que estejamos atentos às novidades, aos movimentos no mercado, pois estamos todos cansados de ser passados para trás, de falsos parceiros.”

Segundo o palestrante, um comparativo entre o financiamento e o consórcio imobiliário, que são os dois principais produtos de crédito para o setor, demonstrou que, em 2014, o primeiro representava R$ 112 bilhões e o consórcio R$ 20 bilhões. Em 2018, a realidade mudou e o valor comercializado de financiamentos imobiliários caiu pela metade.

“Existem inúmeros motivos para justificar essa queda. Basicamente, quando se libera crédito e não se propicia um ambiente saudável para os clientes finais, a inadimplência aumenta. O consórcio sempre foi considerado um patinho feio, por ser um produto de planejamento e é uma característica que não faz parte da cultura do brasileiro.”

Segundo Marília, quando o cliente escolhe um imóvel, busca uma linha de crédito, mas acha o financiamento caro, acaba ficando sem opção. “Ou é à vista ou permuta.  Mas, consórcio já contemplado é o resultado de um planejamento. Há pessoas que não querem comprar um imóvel e só fizeram o consórcio para guardar dinheiro.”

“A carta de crédito é um investimento realizado através de um grupo de pessoas, dentro da lei do consórcio. O consórcio imobiliário pode ser usado para algumas demandas, como comprar um imóvel urbano, rural, comercial, terreno, construção, reforma. Portanto, o cliente que possuir, terá um leque de opções.”