Palestra aborda a questão da erradicação da dengue

O evento ocorreu em Piracicaba


No dia 25 de abril, o delegado do CRECISP de Piracicaba, José Carlos Masson e o orientador pedagógico do Centro de Controle do Zoonoses, Márcio José Sérgio Ermida, forneceram aos corretores de imóveis informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, dentre outras doenças.

Segundo Ermida, para lutar contra o mosquito é necessário conhecer a sua biologia, pois ele é um inseto importado, exótico, que veio da África. Também informou que Piracicaba é uma cidade endêmica, onde todo o ano tem casos de dengue.

“ O mosquito transmite, ainda, Chikungunya e Zika, além da Febre Amarela urbana, mas o problema mais significativo é a Dengue. Em 2014, ocorreram 934 casos, e o mais interessante é que, nessa época, aconteceu uma seca, o que é incomum, já que se associa muito a Dengue à presença de chuva.  Em 2015, começaram a surgir casos de Chikungunya e Zika.”

O orientador apresentou os números desse ano na região. “Estamos com 409 casos de Dengue em Piracicaba. Existem algumas ações que desenvolvemos, dentre elas, a inspeção de imóveis, de propriedades especiais, empresas, escolas, igrejas, locais estes por onde passam muitas pessoas.”

Para José Carlos Masson, a dengue pode ser considerada uma das piores doenças e a população tem como função combatê-la.  “Quando adquiri a doença, fiquei muito mal, só tinha vontade de dormir. Temos no Estado de São Paulo cerca de 155 mil casos de morte. É um absurdo! Nós, corretores de imóveis, podemos contribuir para a erradicação, somos quase 200 mil profissionais. Imaginem quanto é importante o nosso trabalho!”