CRECISP adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/02/2019


A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi proposta pelo Ministério do Meio Ambiente com o intuito de motivar os órgãos públicos do País a estabelecerem condutas de sustentabilidade e preservação ambiental. 

O programa A3P vislumbra as três esferas de governo e é uma agenda voluntária que insere as instituições parceiras em um novo patamar de respeito ecológico e uso racional de recursos naturais.

O CRECISP é o único conselho de fiscalização profissional do País a aderir à A3P, e vem buscando implementar práticas que tenham como premissa a preservação ambiental.
Após estabelecer uma comissão responsável pela A3P, o Conselho passará a mapear os gastos com energia, água, materiais de escritório, descarte de resíduos e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A ideia é promover a conscientização de todos os setores envolvidos sobre a importância dessa agenda para a instituição.

E o pontapé inicial nesse sentido foi dado na última semana, com a presença do Tenente Clayton Bortoletti e do Cabo Márcio Monteiro dos Santos, da Polícia Militar Ambiental, na sede do CRECISP. Ambos aceitaram o convite do Conselho e falaram aos funcionários sobre a participação de cada um no consumo consciente, descarte adequado de papel, pilhas e lixo eletrônico, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

O Tenente Bortoletti trouxe para o debate a economia de água, a coleta seletiva de lixo e a utilização adequada de copos plásticos. “O que, a princípio, parece insignificante, terá um grande impacto ambiental somado às atitudes de todos.”

Para o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, essa política tende a motivar um número cada vez maior de funcionários.“O engajamento de todos é essencial. Devemos refletir sobre como será o planeta que vamos deixar para nossos netos.”