Palestrante fala sobre a questão do eSocial

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 28 de novembro, o corretor de imóveis, Renato Lima marcou sua participação na Quarta Nobre e falou aos intermediadores sobre o tema: eSocial – obrigação fiscal, previdenciária e trabalhista.

Durante sua apresentação, explicou aos participantes que e-social é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Ao padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constitui um ambiente nacional, representando, também, uma importante mudança na forma como as empresas vão se relacionar com seus trabalhadores.

“Até chegar no eSocial, ocorreu toda uma evolução no uso da Tecnologia da Informação, da Comunicação e da segurança do trabalhador, da nossa saúde como empresários, donos de escritórios imobiliários.  Temos que pensar em um ambiente saudável, com qualidade e que gere muitos resultados.”

“ O eSocial é a unificação da prestação das informações  que são geradas, o resultado da  relação entre fornecedores, prestadores de serviço, com os meus funcionários; o Governo criou esta ferramenta, que é um banco de dados único, com as informações das empresas, e é isso que alimenta o Ambiente Nacional Virtual.”

Portanto, de acordo com o palestrante, o conceito do eSocial, na realidade, é um projeto do Governo Federal com o objetivo de desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual para possibilitar aos órgãos participantes do projeto, a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais, para apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

“Não é uma nova obrigação tributária acessória, mas uma forma de cumprir com a obrigações trabalhistas. A unificação desses dados seria uma possibilidade de ter uma fiscalização eletrônica, portanto de validar todos esses dados.”