Credencial pode evitar problemas com a segurança de condomínio

Portarias devem exigir a apresentação do documento


Recentemente, os corretores de imóveis e as imobiliárias de Ribeirão Preto deram um alerta àqueles que atuam no mercado: cuidado com as chaves das propriedades. Os profissionais estão desconfiados de que ladrões estejam se passando por clientes para obter cópias das chaves e depois assaltar os locais. Dois casos já foram registrados no município e em ambos não havia sinal de arrombamentos.

Como medida de segurança, os porteiros e síndicos de edifícios não estão liberando as visitas de possíveis interessados em apartamentos para alugar ou vender sem que estejam em companhia do corretor responsável, embora essa seja uma prática comum na cidade.

No final de outubro, dois homens invadiram um prédio no bairro Jardim Botânico, em Ribeirão Preto, abriram o portão social, conseguiram o controle remoto da garagem e estacionaram o carro no pátio do condomínio. Enquanto tentavam ingressar no apartamento, se assustaram com a presença de uma funcionária e acabaram fugindo sem levar nada.

Os condôminos suspeitam que esses invasores tenham tido acesso a informações sobre a rotina dos edifícios ao se passarem por clientes em imobiliárias.

Segundo o conselheiro do CRECISP em Ribeirão Preto, Antonio Marcos de Melo, é dever das empresas providenciar que um corretor acompanhe o interessado durante as visitas para venda e locação, mas infelizmente, esse expediente nem sempre acontece. “Às vezes, o cliente chega na hora em que o funcionário está ocupado e o cliente precisa ir naquela hora. É uma questão de habilidade e conduzir da melhor forma possível para que não haja prejuízo para nenhuma das partes.”

Vale lembrar que o CRECISP incentiva também as portarias dos condomínios a exigirem as credenciais dos corretores antes de permitir o acesso e a visitação dos imóveis. “A identificação evita problemas e coíbe a ação de assaltantes”, comentou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.