Mutirões de conciliação acontecerão em Campinas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 24/11/2018


A possibilidade de analisar seus débitos, buscando soluções plausíveis, parcelamentos, descontos e a eliminação de multas e juros tem animado muitas pessoas a se valerem de mutirões de conciliação para sanar suas pendências financeiras.

Com os Conselhos de Fiscalização Profissional, esse expediente também já é uma realidade que permite a reintegração do inscrito perante o órgão, resolvendo questões que envolvam anuidades em atraso e processos de execução fiscal.

No CRECISP, a parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região vem colhendo bons frutos há alguns anos, contribuindo para fomentar a prática da conciliação para dar mais celeridade à solução dos processos e efetividade à Justiça.

A realização de acordos para o recebimento amigável de anuidades em atraso evita problemas mais sérios aos inscritos, já que o não pagamento do débito implica a penhora on line da conta bancária do inadimplente, assim como de veículos, joias e demais objetos de valor.

Assim, em continuidade com esse trabalho em conjunto com o TRF-3, e atendendo à Resolução Cofeci 1410/2018, que estabeleceu o “Programa Nacional de Regularização e Conciliação Profissional”, o Conselho estará participando de mutirões na semana de 26 a 30 de novembro, visando conciliar os débitos executados e administrativos dos corretores.

O profissional que se enquadrar nessa situação não precisará esperar ser chamado para utilizar esse recurso. As conciliações estão abertas a todos os inscritos interessados, que podem agendar atendimento pelo site do CRECISP ( https://www.crecisp.gov.br/arearestrita/agendamento) em postos de atendimento, delegacias sub-regionais e Poupatempos mais próximos.

Mutirões semelhantes já foram realizados nas cidades de Barueri, Bragança Paulista, Botucatu, Avaré, Piracicaba, São Bernardo do Campo e, ainda, na Capital. O próximo município a receber a ação será Campinas. Todas as cidades juntas totalizam mais de 2 mil processos submetidos à conciliação.

Recentemente, o CRECISP se reuniu com coordenadores do Cecon – Centro de Conciliação da Justiça Federal – e, também, com representantes de diversos Conselhos de Fiscalização para incentivá-los a aderir a esse trabalho, promovendo audiências de conciliação a seus inscritos.

Os juízes do Cecon, Bruno Takahashi e Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Junior, concordaram que há um grande empenho na busca por soluções consensuais e menos onerosas. “Queremos que a regularização de débitos aconteça de maneira simples, rápida e a um custo baixo”, comentaram.