Palestrante fala sobre comportamento

O evento ocorreu em Piracicaba

A gestora de Recursos Humanos, Flávia Ramos, esteve em Piracicaba, no dia 18 de outubro, para falar sobre Comportamento Humano. Em sua apresentação, ela explicou que cada indivíduo possui um perfil que o diferencia dos demais. Ressaltou que, “no momento em que estamos no nosso núcleo familiar, geralmente nos comportamos mais à vontade, diferentemente do que ocorre no trabalho, por exemplo.”

De acordo com Flávia, as pessoas são formadas por características positivas, que as auxiliam a obter os melhores resultados daquilo que almejam. Mas também são compostas por atributos que necessitam de melhorias.

“Qual o seu comportamento na abordagem com o cliente? Mais controlado, atencioso, o que é mais presente na sua vida?  Quem está inserido na parte de recrutamento e seleção faz treinamento e desenvolvimento, e sabe que existem empresas que contratam colaboradores por conhecimento técnico, mas demitem por comportamento.”

“Não importa se você trabalha como autônomo ou em uma organização, o cliente, dependendo da sua abordagem, seu approach, vai contratar seus serviços para que realize a intermediação ou, ao contrário, solicitará sua demissão.”

De acordo com pesquisas realizadas em universidades americanas, apenas 15% das razões pelas quais se conquista, mantém ou consegue uma promoção em um emprego estão ligadas ao conhecimento técnico. Outros 85% estão unidos ao relacionamento e ao conhecimento sobre o comportamento que a pessoa possui.

Segundo a subdelegada da Sub-regional de Piracicaba, Therezinha Maria Serafim da Silva, é muito importante a questão do comportamento. “É primordial identificar qual o perfil do seu cliente, se ele é mais comunicador ou executor, para, assim, ter uma maior aproximação.”