Palestrante fala sobre crédito imobiliário

o evento ocorreu na Quarta Nobre


A advogada Daniele Akamine esteve na Quarta Nobre e proferiu palestra aos corretores sobre o tema: Crédito Imobiliário – BB, Bradesco e Itaú. Na ocasião, discorreu sobre a questão do mercado imobiliário, destacando as taxas de juros, seguros, CET e linhas de crédito no Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco, além dos principais problemas cadastrais que podem impedir o financiamento imobiliário.

A palestrante destacou que atua com financiamentos de todos os bancos desde 2009 e ressaltou que o Banco do Brasil possui uma linha muito semelhante à da Caixa, incluindo o Minha Casa, Minha Vida e a aquisição via FGTS.

“Vocês conhecem melhor que eu, a maioria aqui, trabalha com a Caixa, clientes com renda familiar de até R$ 9 mil, o imóvel precisa ser novo, localizado em área urbana e com infraestrutura, ou seja, saneamento, iluminação, para ser aprovado no Minha Casa, Minha vida.”

A palestrante explicou as principais características para o proponente se enquadrar no Minha Casa, Minha Vida. Dentre elas, não se pode ter financiamento ativo no SFH no País, ou já ser proprietário de imóvel na cidade onde reside, incluindo as regiões limítrofes e metropolitanas.

“É importante conhecer a faixa etária do cliente, para saber qual a melhor opção. Para os clientes mais velhos, por exemplo, o custo do seguro do Banco do Brasil é menor, às vezes três vezes menor, do que o dos outros bancos. No financiamento de R$ 500 mil, a taxa que o Santander tem operado é de 8.99%; o Itaú está com 8.8% e o custo efetivo é menor também.”

Segundo a palestrante, o importante, no momento em que for iniciar o processo de  financiamento com o cliente, é entrar em contato com todos os bancos. “A questão é fazer todas as simulações, independentemente da idade que possui, com o objetivo de buscar a  melhor solução.”