Palestrante fala sobre garantias de locação

O evento ocorreu no Guarujá


No dia 28 de setembro, o advogado Luiz Antonio Rocha ministrou palestra aos corretores de imóveis de Guarujá, a respeito das Garantias Locatícias: Mitos e Realidades. Na ocasião, detalhou as modalidades de garantias locatícias que podem facilitar o trabalho dos corretores e trazer mais segurança a inquilinos e proprietários dos imóveis. “Temos modalidades como o seguro fiança, o fiador, que responde por 46% de todos os contratos firmados; e o depósito em caução, com 37% que, no meu parecer, é uma das melhores garantias.”

Rocha comentou que o seguro fiança responde por 17% dos contratos locatícios e nada mais é que um seguro contratado perante uma seguradora. “Ele não é muito usado, porque demanda um custo do locatário, que tem que arcar com cinco ou seis vezes o valor do aluguel, e isso o torna um pouco inviável.”

O advogado explicou que as modalidades atuais são ferramentas de garantia para o locador para que não fique à deriva do inadimplemento. Dessa forma, o locatário tem o dever de apresentá-las e o locador, logicamente, o direito de recebê-las, existindo, assim, um pacto entre eles.

Segundo o subdelegado municipal do Guarujá, Fábio Duva, as garantas são fundamentais na intermediação. “Temos que ficar atentos pois, muitas vezes, o fiador só tem o nome dele como segurança, não possui nenhuma propriedade, o que pode ser prejudicial a todos os envolvidos na negociação.”