CRECISP e SPU/SP assinam acordo de cooperação

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 01/09/2018


Um dos principais objetivos da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) é gerenciar o espaço físico necessário para acomodar as ações e projetos de interesse governamental. Ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a SPU, em suma, é o órgão responsável pela administração e autorização de uso dos imóveis que compõem o patrimônio do governo.
Por esse motivo, o convênio firmado entre a SPU/SP e o CRECISP na última semana, poderá atender, com grande eficiência, as demandas relacionadas à captação, avaliação e intermediação imobiliária desse órgão.
O Superintendente Robson Tuma, acompanhado do assessor jurídico da SPU/SP, Rafael Denz Machado, assinaram o acordo de cooperação com o Conselho na última semana, ao lado do presidente em exercício do Cofeci, José Augusto Viana Neto.
Segundo Tuma, a parceria será muito importante à medida em que o Governo, atualmente, enfrenta dificuldades para encontrar propriedades adequadas a órgãos públicos e que possam ser adquiridas por meio de permutas. “A União tem um número bastante grande de imóveis que vêm, muitas vezes, de órgãos que são extintos e, também, há uma quantidade de órgãos públicos precisando de espaço, tentando sair dos alugueis e ir para imóveis próprios. Como a União, hoje, não tem estrutura econômica para esse gasto com a compra, criou-se a figura da permuta, ou seja, o órgão que necessita de uma área determina as características do imóvel que precisa. E com essa parceria com o CRECISP, vamos buscar no mercado essa propriedade, oferecendo como permuta as áreas que a União tem e que sejam de valor equivalente.”
O superintendente afirmou, ainda, que situações como essas são muito frequentes, tornando o convênio com o Conselho uma ferramenta muito útil para dar celeridade à solução dessas questões.