Palestrante fala sobre documentos e certidões

Corretores do Guarujá participam do Evento

O advogado Wagner Nogueira esteve no Guarujá, no dia 14 de março e falou sobre o tema:  Documentos e certidões necessários na intermediação imobiliária.

O palestrante explicou que a questão da documentação imobiliária possui uma grande importância na negociação, principalmente para demonstrar ao cliente a idoneidade moral, financeira, jurídica, de todo o tipo, do vendedor e também do comprador, o adquirente do imóvel.

“No caso de o adquirente afirmar que está de boa-fé, faz-se necessário que ele prove essa situação. E essa prova se dá através das cautelas que foram tomadas. Não basta simplesmente a declaração de que o adquirente estava de boa-fé. Será que o corretor de imóveis responde, nesse caso, se tiver um problema futuro?  E se não foram providenciadas as certidões?”

Nogueira destacou ainda, que uma das principais funções dos corretores de  imóveis é orientar o cliente, sendo que os intermediadores, operadores do mercado imobiliário, que receberão seus honorários pelo serviço prestado, têm por obrigação nortear as pessoas envolvidas na negociação.

Para o subdelegado da sub-regional do Guarujá, Fábio Duva, o processo de documentação é fundamental para todas as partes envolvidas na negociação. “Para o comprador porque garante a segurança para quem é proprietário e para o corretor de imóveis. Segurança, pois ele, como gestor dos negócios, tem a obrigação de saber quais as certidões e documentos necessários para garantir a intermediação eficiente.”