Palestrante fala sobre qualidade de vida

O evento ocorreu na Quarta Nobre

O palestrante Sérgio Marques esteve na Quarta Nobre e discorreu sobre diversas questões ligadas à saúde, incluindo, energia, sono, dentre outros pontos que intervêm diretamente em nossa qualidade de vida.

“Na realidade, não quero falar sobre doenças, não é o objetivo, mas quero trazer algumas informações que possam agregar alguma coisa em sua saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 1848, qualidade de vida era sinônimo de uma pessoa que não tinha nenhum tipo de patologia, não tinha dor.”

“Com o passar do tempo, fomos evoluindo em todos os setores, na maneira como a gente enxerga a qualidade de vida. Então, fui buscar no dicionário o que significa essa expressão. Primeiro item: estado de equilíbrio dinâmico do organismo e o seu ambiente, ou seja, não é só parte da saúde física, mas principalmente os fatores externos.”

Marques discorreu ainda, que a qualidade de vida está ligada à disposição física, psíquica, além do bem-estar, seja no campo familiar ou do trabalho, os hobbies,  amigos e espaços que  frequentamos, pois estes fazem toda a diferença.

“A tendência é que tenhamos algum problema de saúde, até porque, pelo mundo em que vivemos, pela nossa alimentação,  por uma série de detalhes, acabamos atraindo para nós alguns tipos de dificuldades. A maioria é gerada através da hereditariedade e existe também o fator circulação.”

“A maior parte dos senhores ficam muito tempo sentados, e o que acontece?  Acabam, no final do dia, com dores nas pernas, nos joelhos. Quando sentamos, travamos nossas válvulas dificultando a circulação, causando inchaço nas pernas. Automaticamente, vai ocorrer menos lubrificação, além dos problemas de coluna, pois segundo o Ministério da Saúde, hoje, 83% da população nacional sofrem deste sintoma.”

De acordo com o palestrante, a saúde financeira também pode influenciar diretamente em nosso bem-estar,  se tivermos dívidas, esta situação poderá afetar seriamente o nosso organismo, gerando estresse, dor de cabeça e uma série de patologias. Então, podemos ser um pouco mais felizes, se criamos uma situação de  equilíbrio.

“Tenha uma boa qualidade de vida, ou seja, saúde social,  mantenha  um ambiente com  amigos. Não fomos feitos para vivermos sozinhos,  seja no trabalho,  em casa, porque  temos que nos relacionar,  e ter alguém com que possamos contar. Se começarmos a perceber que os amigos são poucos é importante insistir nisso.”