CRECISP assina convênio com cidades do Cioeste

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 03/03/2018


O Cioeste – consórcio que reúne cidades da região Oeste da Grande São Paulo – firmou convênio com o CRECISP nesta semana, para a avaliação do patrimônio imobiliário dos municípios. A solenidade para a assinatura do documento foi realizada na sede do consórcio, em Alphaville, e irá beneficiar Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Vargem Grande Paulista e Araçariguama.

O objetivo da parceria é realizar a avaliação de preços de mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias envolvendo o poder público municipal. Atualmente, essa avaliação pode durar meses - com a parceria, os pareceres devem ser realizados no máximo em 30 dias. O convênio de assessoria técnica gratuita tem duração de um ano e pode ser renovado.

Para o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, esse acordo também possibilitará o reconhecimento da sociedade ao serviço prestado pelo setor. Ele reforçou que todo esforço é feito com o objetivo de valorizar a categoria de corretores e contribuir para o poder público desempenhar sua função com maior tranquilidade.

“Estamos muito entusiasmados e os colegas estão ansiosos para trabalhar e contribuir com os municípios. Eles exercerão um trabalho voluntário que beneficiará a sociedade. Queremos dar início às atividades o mais rápido possível, nesta região que tem um papel importante para a economia do Estado.”

O presidente do Cioeste, o prefeito de Santana do Parnaíba, Elvis Cezar, destacou a ‘importante parceria’ que terá custo zero aos cofres públicos para avaliação de imóveis em caso de locação, venda, desapropriação e até permutas.

“Nossa expectativa é que essas avaliações balizarão os atos dos prefeitos, podendo assim empregar maior justiça no pagamento das indenizações, maior transparência e ainda preservaremos o espírito da gestão pública que é economizar e gastar bem.

Corretor de imóveis, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, ressaltou que a parceria irá colaborar no andamento dos processos administrativos com mais celeridade. “Essas avaliações darão maior segurança às decisões dos prefeitos”, comentou Ramos, que reconheceu que a medida é uma avanço.

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, que havia assinado o convênio anteriormente, disse que a parceria já foi colocada em prática. Ainda que não tivesse dados para citar, ele reconheceu que foi uma medida acertada. “Estamos satisfeitos e tranquilos com esse convênio porque sabemos o quanto o CRECISP é respeitado por órgãos de justiça, em razão deste trabalho que já é desenvolvido, por exemplo com o Tribunal de Justiça e outras instituições.”

Estiveram presentes na cerimônia: Rogério Franco (prefeito de Cotia), Ivo Gobato (secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Osasco), Ronaldo Soares (secretário de Comunicação e Governo da Prefeitura de Carapicuíba), Arthur Boiajian (diretor secretário do CRECISP), Milton Moreira de Barros (assessor jurídico) e Ademir Lemos Filho (chefe do Departamento de Ética e Disciplina).