Palestrante fala sobre oscilações do mercado imobiliário

O evento ocorreu na Quarta Nobre

No dia 14 de fevereiro, o gestor de negócios imobiliários, Andersom Bontorim, esteve na Quarta Nobre e falou sobre o tema: “Ciclos e Tendências do Mercado imobiliário”. Durante a apresentação, enfatizou a questão das oscilações e da realidade competitiva no mercado imobiliário.

O palestrante explicou que nesse segmento, assim como em qualquer outro, para saber exatamente o que um cliente deseja é preciso ir direto à fonte, ou seja, na origem da informação.

“Temos que focar e levar em consideração o que acreditamos ser mais relevante, mais significativo. A vida não é muito complacente, não suporta muito os nossos deslizes. Ou você tem sucesso ou não tem. Portanto, é importante ter um forte motivo para seguir em frente.”

Bontorim explicou que a compreensão do mercado de imóveis se dá, também, pelo acompanhamento das tendências. “O art. 723 do Código Civil discorre que o corretor de imóveis tem que declarar, espontaneamente, aos clientes quais são os riscos daquela transação. E ele precisa demonstrar que, no momento em que a demanda pela busca dos bens ultrapassa a oferta, isso força um aumento dos preços. E quando for freada esta demanda, os preços começam a cair novamente.”

Segundo o palestrante esse contínuo aumento e queda de preços é que compõe os chamados ciclos. No entanto, outros elementos também são determinantes e importantes na variação dos preços da habitação, como as condições econômicas e, principalmente, as mudanças no emprego e renda.

“Quanto mais condições de renda os clientes tiverem, tanto maior, tendenciosamente, vai ser a demanda. A busca por imóveis, as condições econômicas, os colapsos, os valores  têm forte relação com as resseções econômicas.”

“As pesquisas demonstram que existe uma forte relação entre a condição econômica e a região e os colapsos de preços. Existem situações em que a economia está bem e por algum motivo existe um colapso do preço dos imóveis, algo que aconteceu que fez este valor despencar. O reflexo disso é uma recessão econômica. E a gente pode concluir que o mercado imobiliário é que conduz a recessão, mas o contrário também é válido.”