Ativista ambiental, corretora recolhe lixo durante corrida na praia

"Temos o dever de recolher nosso próprio lixo", comenta a corredora

O último fim de semana foi diferente para aproximadamente 30 pessoas: elas acordaram cedo no sábado, arregaçaram as mangas e foram recolher o lixo da praia. O mutirão de limpeza, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande, recolheu 263 quilos de lixo das Praias do Boqueirão e Forte, em Praia Grande.

O secretário da pasta, Israel Lucas Evangelista, conta a importância de retirar o lixo do meio ambiente. “Em apenas duas horas, recolhemos 263 quilos de microlixo, ou seja, tampinhas de garrafa, bitucas de cigarro, canudinhos, pequenas embalagens, justamente o tipo de lixo que é ingerido pelos animais marinhos e aves. Nosso objetivo hoje foi retirar o lixo da natureza e mais que isso, conscientizar os frequentadores da praia. Tragam uma sacolinha de casa, coloquem seu lixo e descartem corretamente, a natureza agradece”, explica.

O evento, que faz parte da Campanha Verão no Clima do governo do Estado em parceria com as prefeituras do litoral paulista, contou com a presença de diversos representantes de Ongs e Associações que apoiam a defesa do meio ambiente. “É nosso dever proteger o meio ambiente, é necessário ter consciência enquanto cidadãos. Essa ação é muito sadia para a própria população e principalmente o turista”, explica Mario Bodon, representante do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

A corretora de imóveis e moradora de Praia Grande, Ana Lúcia Babichak, conta que recolhe o lixo das praias todos os dias enquanto faz seu treino de corrida. “O que mais recolho é bituca de cigarro, é incrível a quantidade que fica em nossa areia. Não temos o direito de matar os animais, temos o dever de recolher nosso próprio lixo. Precisamos conscientizar os freqüentadores da praia, principalmente aqueles que vêm passar férias e acabam não se preocupando com o mais importante: a preservação da nossa praia”.

Além das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, estão envolvidos nas ações da Operação Verão no Clima as seguintes pastas: Governo (Seg), Urbanismo (Seurb), Serviços Urbanos (Sesurb), Esporte e Lazer (Seel) e Cultura e Turismo (Sectur). Com informações da Prefeitura de Praia Grande.


Prefeitura de Praia Grande / Divulgação

Ana Lúcia Babichak (primeira à esquerda), corretora de imóveis e moradora de Praia Grande, é exemplo de cidadania.

Ana Lúcia Babichak (primeira à esquerda), corretora de imóveis e moradora de Praia Grande, é exemplo de cidadania.