Parceria entre órgãos públicos favorece toda a sociedade

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 20/01/2018


Na última semana, mais uma importante parceria foi firmada com o objetivo de beneficiar a sociedade. Dessa vez, o CRECISP assinou um acordo com a prefeitura de Avaré, que passa a contar, agora, com a expertise dos corretores de imóveis, sempre que ocorrerem situações que exijam a visão desses profissionais no que tange ao valor de mercado das propriedades.

Quando se fala em parceria entre órgãos públicos, há que se levar em conta, principalmente, os benefícios que esses acordos podem proporcionar a todos os cidadãos. Afinal, é sabido que essas entidades têm como função principal o atendimento aos interesses da coletividade, não se caracterizando por órgãos corporativistas e sequer privilegiando ou defendendo seus integrantes.

Por conta disso, é preciso ressaltar a enorme responsabilidade social que os Conselhos de Fiscalização possuem, zelando pela ética e pela capacitação adequada para o exercício profissional com o intuito de que, por meio desses valores, seja possível ter como resultado mais confiança e tranquilidade à sociedade com relação aos inscritos naquelas entidades.

Uma das parcerias que vem se caracterizando pelo importante beneficiamento de moradores de inúmeros municípios é a que o CRECISP firmou com Avaré e também com várias prefeituras paulistas. O acordo busca a justa valoração do patrimônio imobiliário, sempre que houver demandas nesse sentido. O Conselho coloca à disposição da municipalidade o conhecimento dos corretores que fazem parte do Grupo de Avaliadores Mercadológicos, criado em 2017 pela entidade. Aptos a emitirem Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAM), esses profissionais promovem, de maneira voluntária, uma análise do preço médio do metro quadrado dessas propriedades.

“Os municípios estão solucionando diversas questões, como o valor que devem pagar no caso de uma renovação de contrato de locação e o preço de uma propriedade a ser negociada para o pagamento de um débito perante a prefeitura, por exemplo”, comentou José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP.

O acordo com a prefeitura de Avaré foi firmado na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no dia 17 de janeiro, por ocasião de uma palestra ministrada pelo presidente do CRECISP aos corretores da região.