Palestrantes lançam livro sobre conceitos e práticas

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 22 de novembro, o corretor de imóveis, Paulo Henrique Correia Jordão da Mota, e o advogado, Alexandre Karlay de Castro, participaram da Quarta Nobre e promoveram o lançamento do livro: Corretagem Imobiliária: conceitos e práticas, obra disponibilizada gratuitamente aos corretores de imóveis que aborda uma série de conceitos sobre o segmento imobiliário.

Mota iniciou a apresentação, alertando que a legislação brasileira é “altamente” dinâmica, seja a municipal, a estadual ou a federal, sofrendo, portanto, constante atualização. Por este motivo, surgiu a ideia de criar um elemento que permitisse à categoria informações mais atualizadas.

“Abracei esta profissão, e resolvi passar para as pessoas, generosamente, as informações, através de uma linguagem objetiva, que não obrigue o indivíduo a ler oito páginas para entender  a diferença entre área útil e privativa. Estrategicamente, formatei o livro como um glossário, um dicionário técnico.”

 “Todo mundo sabe que o maior sonho na vida produtiva do ser humano é ter a sua casa própria! E nós mexemos com estes sonhos. Na minha infância, o meu pai abria o Estadão, quando queria ver um imóvel.  As coisas mudaram. Há 22 anos, chegou no Brasil um negócio que a gente não consegue viver sem hoje, que é a internet!”

“Isso aqui mudou muito a vida das pessoas. Aquele jornal que nós liamos, não existe mais. E se nós não tivermos a resposta imediata e com qualidade para os nossos clientes, o consumidor não precisa mais da gente,  pois não aceita mais comunicação vaga. Temos que ter as informações na ponta da língua, e o livro vem auxiliar nesta questão!”

Mota enfatizou que é possível encontrar na obra, 1182  conceitos e práticas imobiliárias. “já começo falando o contrário: o cliente nem sempre tem razão e a gente e tem que tomar uma série de cuidados!”

Castro agradeceu pelo privilégio em participar na elaboração da obra, visto que prestou auxilio jurídico na elaboração do livro. “Vocês já perceberam desde o início, na apresentação, que o Paulo Mota é pessoa que busca, constantemente, o aprimoramento. Tem uma palavra em japonês,  que eu acho muito interessante, que é o Kaizen, que significa exatamente isso: mudança para melhor.”

“Tive o prazer de ler essa obra e auxiliar de uma maneira muito pequena nos termos jurídicos mencionados no livro, falando um pouco sobre a sua origem. Nas negociações e conversas, muitas vezes, temos dúvidas que se  repetem e, para isso, temos que estar preparados. Vou salientar aqui, alguns tópicos que achei interessantes  em termos de bate-papo. Um item recorrente  na negociação imobiliária é o da documentação. Ela é essencial para uma tratativa e na obra vai estar tudo relatado, na verdade, um rol documental.”