Estado convoca corretores para campanha contra Aedes aegypti

Ação ocorrerá entre os dias 4 e 8 de dezembro

A Secretaria de Estado da Saúde está convocando os corretores de imóveis para que participem ativamente da “Semana estadual de mobilização contra o Aedes aegypti”, entre os dias 4 e 8 de dezembro. A convocação ocorre porque o CRECISP faz parte do comitê de mobilização do órgão estadual. Sob o lema “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, ações conjuntas entre o poder público, a sociedade civil e a população em geral vêm conquistando os melhores resultados na prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika no Estado, arboviroses que têm o mesmo vetor responsável pela transmissão aos humanos. 

Segundo o Governo, a redução no número de casos das doenças nos anos de 2016 e 2017 mostra que o caminho está certo, graças a exitosas parcerias estabelecidas entre Estado e municípios. Foram registrados menos casos e óbitos em território paulista. De acordo com as autoridades, o controle do Aedes depende de constante vigilância nos locais onde ele mais prolifera, como imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, bancos etc. 

A estratégia para esse período (final de primavera e início do verão), quando o calor e as chuvas tornam o ambiente propício à proliferação do mosquito, é intensificar as ações de eliminação de criadouros e mobilização social. Para tanto, torna-se necessário ampliar e fortalecer as parcerias. 

Nesse período, serão desenvolvidas diversas ações para a eliminação de criadouros, bem como atividades educativas e de prevenção para promoção do ambiente seguro e saudável, livre das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.

O CRECISP orienta aos corretores de imóveis ou imobiliárias com imóveis desocupados sob sua responsabilidade que realizem no período sugerido pela Secretaria de Saúde (4 a 8 de dezembro) uma vistoria mais rigorosa. Além dos profissionais de intermediação imobiliária, o Governo de São Paulo está mobilizando o poder público municipal, sociedade civil, entidades privadas, parceiros da saúde e a população em geral.