Palestrante fala da linguagem não-verbal

O evento ocorreu em São Paulo

A jornalista Flávia Travaglini falou aos corretores de imóveis sobre a importância da comunicação não-verbal e sua influência no dia a dia, especialmente na área profissional.

De acordo com a palestrante, a postura e os trajes, no momento da negociação, interferem diretamente, pois o corpo fala e a linguagem não-verbal tem ‘quase’ tudo a ver com a vida do corretor de imóveis.

“Em uma intermediação um pouco mais acalorada ou em um debate frente à frente, o cliente poderá prestar atenção em outros pontos, como no tom de voz ou no gestual do seu interlocutor, fazendo com que o discurso propriamente dito perca a importância.

De acordo com a palestrante, quando se está mentindo o corpo entrega. Se ocorrer um vazamento em um imóvel, por exemplo, e no momento da intermediação, o profissional desejar disfarçar esta situação, não vai adiantar, pois o corpo vai entregar essa informação de alguma forma.

“Portanto, ser transparente é a melhor estratégia! Talvez perca uma negociação, mas pode ganhar outra! Por isso, todas às vezes que precisar falar, o ideal é que seja de forma natural. E fiquem atentos! Lugares pequenos pedem gestos menores. Somente quando estamos em um ambiente grande, podemos ampliar o gestual!  E para cada emoção possuímos um tipo de gesto!”

O delegado seccional da Zona Norte, Manoel Martins da Silva, afirmou que a palestra foi muito boa e disse que tem aplicado as dicas nas negociações. “Fui a uma audiência de conciliação e apliquei aquilo que aprendi na palestra e o resultado foi sensacional.”