“Lavagem de Dinheiro" é tema de palestra na Distrital Oeste

A Conferência aconteceu no Ciesp e reuniu dezenas de corretores interessados em aprender mais sobre o assunto.


A Distrital Oeste do Crecisp realizou, no último dia 25, uma palestra sobre um tema bastante relevante e atual: Lavagem de Dinheiro e Compliance. A Conferência aconteceu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e reuniu dezenas de corretores interessados em aprender mais sobre o assunto.

A palestra foi apresentada pelo advogado Marcelo Fonseca Santos, que explicou que dinheiro “sujo”, vindo de negociações ilícitas ou tráfico de drogas, muitas vezes é usado para compras de bens de consumo de alto valor agregado como imóveis, por exemplo. E, no meio dessas transações, estão os corretores que podem ser pegos de surpresa intermediando uma operação suspeita.

Na oportunidade, Fonseca apontou alguns indícios que podem ajudar o corretor a se precaver diante de uma situação tão grave e preocupante. Segundo ele, a atenção deve ser redobrada quanto a clientes que fazem propostas de pagamento muito elevadas, que não querem declarar a origem dos recursos ou negócios incompatíveis com o patrimônio, entre outros aspectos.

“Não aceitem nada que não seja dentro da legalidade, o profissional que percebe que o cliente está tentando ‘esquentar’ o dinheiro e aceita isso, poderá ser acusado de coparticipação”, alertou o advogado.

Ao final, ele orientou os presentes que, no caso de operações suspeitas, o corretor deve procurar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que é um órgão do Ministério da Fazenda. “O profissional pode falar o que viu e ouviu e o órgão fará a investigação sem que ele seja prejudicado”, disse. A palestra contou com a coordenação e participação do delegado seccional, Marcos Oscar Fontes.