Laudêmio é tema de palestra no Conselho

Palestra foi ministrada pelo presidente do CRECI-ES


Muitos clientes, talvez, nem saibam o que significa, mas certamente quem mora ou pensa em comprar um imóvel no litoral já deve ter recebido informações sobre laudêmio. O assunto ainda é polêmico e diz respeito à taxa cobrada pela ocupação de Terras de Marinha pertencentes à União.

Os proprietários de casas e apartamentos situados na orla do País têm que pagar para o Governo, todo ano, uma taxa por essa ocupação e, quando transferem esse imóvel, têm que arcar ainda com o laudêmio devido à União, que é considerada a verdadeira dona da área.

Para conhecer os detalhes desse tema, o Conselho convidou o presidente do CRECI-ES, Aurélio Cápua Dallapícula, para uma explanação aos corretores de imóveis. O presidente falou sobre os diversos tipos de cobrança, destacou as principais regiões onde o laudêmio incide e também comentou quando o foro e a taxa de ocupação são devidos.

Muitos profissionais demonstraram interesse no tema e várias perguntas previamente enviadas por e-mail foram respondidas pelo presidente do CRECI-ES. “O Brasil está sofrendo com o laudêmio e as cobranças afligem milhares de famílias. Tirando essa burocracia da atividade imobiliária, teremos muitos novos negócios gerados que poderão dar um retorno, provavelmente, três vezes maior do que aquilo que estará se deixando de arrecadar com o fim do laudêmio”, concluiu Aurélio.