Discutindo o Comportamento Profissional!

Você se coloca no lugar do outro? Entende e ouve o que ele quer? Foi com base nessas perguntas que o psicólogo Rogério Martins falou sobre ``Comportamento Assertivo nas Negociações de Sucesso``, em palestra promovida pelo CRECISP e realizada na Delegacia Sub-regional de Santo André, 9 de janeiro. Martins é especialista em psicodrama. Ele explicou aos corretores detalhes da conduta humana, ressaltou a importância do uso da inteligência emocional nas intermediações, do autocontrole e também da confiança. ``O comportamento assertivo é franco, aberto, honesto. É entender como nos relacionamos com as pessoas e perceber que nosso comportamento influencia o dos outros. A empatia e a simpatia são fundamentais``, afirmou o palestrante. O psicólogo lembrou que em todos os momentos devemos parar e pensar antes de agir, já que atitudes impensadas podem colocar ``tudo a perder``. Quanto ao trabalho do profissional do mercado imobiliário, Martins apontou erros que são frequentes e afastam a possibilidade de qualquer negociação. ``Falar demais, ser repetitivo, não ouvir ou entender quem está do outro lado, querer fechar um negócio apressadamente não respeitando o tempo do outro, são comportamentos inadequados. Se você é assim, saiba que está no caminho errado``. Ficou claro que o bom relacionamento é a base para que as coisas aconteçam. E as relações, em especial no mercado imobiliário, são fundamentais. Sem confiança e interação entre cliente e corretor, não existe futuro em nenhuma transação. `` O profissional deve se conhecer, saber quais são suas características, o que faz bem e, por outro lado, deve também entender quem é o cliente, o que ele precisa e busca. Esses dois pontos são imprescindíveis para que as negociações tenham êxito``, concluiu Martins. ``Começamos 2017 discutindo um tema importante de forma clara e objetiva. Tivemos aqui uma verdadeira aula de comportamento visando o mercado imobiliário``, disse Rubens Robervaldo, Delegado Sub-regional.