Você sabe qual seu maior adversário quando atende um cliente?

O ´Despreparo` pode colocar tudo a perder Quando você vai à uma loja, ao médico, espera ser atendido por um profissional bem preparado, certo? No mercado imobiliário, não é diferente. Quem entra numa imobiliária ou num plantão de vendas, quer que o corretor saiba exatamente tudo sobre os imóveis que está intermediando. Afinal, ele é uma espécie de ´consultor`, capaz de tirar dúvidas, instruir os futuros comprado e espera que eles façam um excelente negócio. Já imaginou se o cliente pergunta sobre a qualidade da obra, valor do imposto, de que lado nasce o sol, se há incidência nos quartos e você não sabe responder? Isso acontece muitas vezes com profissionais despreparados, que esquecem que os clientes precisam se sentir seguros para ´bater o martelo`. Afinal, para muitas pessoas, o imóvel é a única conquista de uma vida toda e, por isso, a escolha deve ser feita com cautela. O setor imobiliário é bastante competitivo. Nas grandes cidades, principalmente, vemos obras surgirem repentinamente e sempre com muitas novidades para atender a um público exigente e diversificado. Por isso, acreditar que a velha forma de atendimento, em que o profissional mostra a maquete, o decorado, a casa/apartamento, sem saber os diferenciais, o potencial construtivo e tudo que envolve aquele imóvel, está assinando seu próprio fracasso. Hoje, com o total acesso à internet, milhares pessoas já saem de casa sabendo o que podem encontrar em cada estande de vendas. Elas percebem quando o corretor está inseguro, quando não conhece o produto. E isso, muitas vezes, faz com que o corretor perca o negócio. Assim, em questão de segundos, por uma pergunta não respondida, o corretor mostra despreparo e coloca tudo a perder. Está enganado o profissional que acha que o cliente não está interessado em saber se a obra é de drywall, quantos centímetros tem a laje, se há proteção acústica, se o aquecimento é de passagem ou central, se as contas são individualizadas e assim por diante. ´Quando nos colocamos no lugar do cliente, fica mais fácil entender a importância da informação clara e objetiva, sem rodeios. Queremos ser bem atendidos então, prepare-se para receber seu cliente. A corretagem é uma profissão que, como qualquer outra, precisa de conhecimento e constante atualização`, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP.