CRECISP estimula civismo entre estudantes

A Semana da Pátria tem um significado muito importante a todos os brasileiros e, especialmente no CRECISP, essa comemoração ganhou um destaque especial. Há nove anos, o Conselho idealizou um evento com o intuito de celebrar o 7 de Setembro incentivando estudantes a conhecerem mais sobre a história do País. Através da Jornada Cívica, alunos do ensino fundamental visitam a sede da entidade e assistem ao filme "Independência ou Morte", que retrata essa importante passagem na trajetória política brasileira. Após o evento, os jovens redigem uma redação com o que aprenderam sobre o filme e os melhores textos são premiados, durante a última sessão plenária do ano. Neste ano, a edição do evento foi realizada nos dias 9 e 11 de setembro, com alunos da 4ª e 5ª séries, da Escola Estadual Chiquinha Rodrigues. Foram recebidos quatro grupos de estudantes, supervisionados pelos respectivos professores da instituição. A professora Katia Cibele Rosado não poupou elogios à Jornada, falando da importância que uma ação como essa tem na vida desses jovens. "São crianças de periferia, estão encantadas com o prédio, com a gentileza de serem recebidos com um lanche. Estão se sentindo importantes, receberam a fitinha verde e amarela. É bom sair do ambiente escolar e mostrar para eles que não é só na escola que se aprende." O professor Carlos Wanderley dos Santos Rodrigues concordou com Katia, e disse que a jornada é um aprendizado. "Novas experiências, conhecer novos lugares, novas pessoas, a forma de eles se comportarem. Na escola eles dão um pouco de trabalho e quando eles saem a gente recomenda tanto, que eles acabam se comportando." As professoras Maria Lucia Carneiro Guedes e Sara David de Souza concordaram com a importância do evento, como estímulo para o aprendizado de uma maneira diferenciada. "É uma iniciativa muito importante até para eles saírem um pouco do cotidiano deles", disse Maria Lúcia. "Eles vêm sabendo do que se trata e tendo um olhar novo sobre o contexto da história", completou Sara. Na opinião da professora Jacira de Souza Boechat, o conteúdo passado pelo filme é que deve ser mais bem trabalhado em sala de aula. E a professora Lúcia Helena Toledo afirmou que a atividade funciona como uma ferramenta extra, que não faz parte do dia a dia das crianças, sendo uma maneira de aprender fora da escola, com outra linguagem que vem complementar o trabalho. Tatiana Zagare, responsável por uma das salas, acredita que esta iniciativa do CRECISP motiva os alunos, e o filme complementa o trabalho em classe. "Um teatro também seria bacana, ou um filme mais atualizado, na linguagem para eles, eu acho que seria mais interessante." As professoras Rosa Sérgio Guimarães e Carla Regina Martins da Silva se disseram muito satisfeitas com o evento. "Acredito que contribui em nível de conhecimento histórico em nosso País. Encerrar um trabalho que foi iniciado em sala de aula é um apoio", disse Rosa. E Carla ressaltou: "Isso ajuda muito na parte teórica, e eles assistindo ao filme é bem válido sim." Crianças Alguns alunos também fizeram questão de opinar sobre essa vinda ao Conselho. Rayssa Bastos Andrade já conhecia a história pelos detalhes mostrados pela professora. "O filme vai me ajudar a reforçar o que aprendi na sala de aula." Para Júlia de Mello Macena, a experiência também pode proporcionar notas melhores. "Vai ser muito interativo, vamos aprender mais." Já a estudante Bruna Escher Mendes estranhou a linguagem utilizada no vídeo. "É um filme meio estranho, antigo. Mas a professora já ensinou a matéria na aula." E Bruno Rocha já estava ciente do que teria que fazer para participar da Jornada. "O filme vai me ajudar a aprender um pouco mais sobre a história, e depois que eu assistir, vou fazer uma redação."