II Fórum de Integração Feminina acontece em São Paulo

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 17/10/2026

O CRECISP realizou, nos dias 8 e 9 de outubro, o II Fórum de Integração Feminina, com palestras, diálogo e troca de experiências sobre temas que atravessam a vida profissional e pessoal das corretoras de imóveis. A programação reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir a participação feminina no mercado imobiliário, com a presença da diretora Nacional de Integração, Izabel Maestrelli, das diretoras regionais, Luciana Viana (Sudeste), Beatriz Gomes (Centro-Oeste), Zélia Pereira (Nordeste), Iara Migan (Sul) e Rosemery Malinowski (Norte), Regina Busnello, coordenadora do grupo da mulher corretora do CRECISP, além de representantes desse grupo de diversos estados, conselheiras e diretoras.

A agenda começou com a advogada Helen Moraes que conduziu o painel, “Uma mulher na incorporação imobiliária”, trazendo o olhar da experiência jurídica para a presença feminina nesse segmento do setor.

Na sequência, Luscimeia Reis, presidente do Comitê Nacional ABEFIN Mulher e ABEFIN-MG, apresentou o tema “Longevidade Financeira e Aposentadoria Sustentável como estratégia de Bem-Estar e Qualidade de Vida”. A palestra relacionou planejamento financeiro e preparação para o futuro à busca por segurança e qualidade de vida.

No período da tarde, a consultora e estrategista de imagem Natalia Pagani falou sobre a relação entre comunicação visual e resultados profissionais, com a palestra “Escolhas Visuais, Resultados Reais! Sua imagem também vende!”. Em seguida, a engenheira agrônoma Waleska Del Pietro abordou liderança, propósito e autenticidade em “CEO de Si Mesma: Liderança, Propósito e Autenticidade”.

O primeiro dia foi encerrado por Jussara Mello, escritora, palestrante e terapeuta, com a apresentação “Desperte para Viver Melhor”, que trouxe à programação uma reflexão sobre bem-estar e escolhas para uma vida mais plena.

No dia 9, a agenda começou com a atividade “Integração Feminina em movimento”, dedicada ao diálogo e à construção coletiva. O momento incluiu a apresentação de projetos e iniciativas estaduais e macrorregionais, favorecendo o compartilhamento de experiências e a aproximação entre as participantes.

À tarde, o painel final ficou a cargo de De Lucca Jr., palestrante, cantor e imitador, com o tema “Motivação para ter Sucesso nos Negócios”, fechando o fórum com muito entusiasmo e bom astral.

Ao combinar conteúdo técnico, reflexões sobre desenvolvimento pessoal e momentos de integração, o II Fórum de Integração Feminina criou oportunidades para ampliar repertórios, compartilhar iniciativas e valorizar o protagonismo das corretoras. A diversidade de temas também evidenciou como carreira, planejamento, imagem, liderança e bem-estar podem se relacionar na construção de trajetórias profissionais sustentáveis.