Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 07/02/2026
A Prefeitura de Nova Odessa agora conta com a cooperação técnica do CRECISP para a realização de avaliações imobiliárias do município. O termo de convênio foi assinado pelo presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, e o prefeito Cláudio José Schooder, na última sexta-feira (30/01), em reunião realizada na sede da Prefeitura.
O avaliador mercadológico é peça-chave para a transparência e a eficiência do mercado imobiliário, garantindo que os valores atribuídos aos bens reflitam, de forma precisa, a realidade econômica vigente.
“Esta parceria representa um momento histórico para Nova Odessa, que poderá contar com o trabalho técnico dos corretores avaliadores, o que aumenta a transparência, a eficiência e a credibilidade das ações do governo e auxilia até na prestação de contas perante os órgãos de fiscalização”, afirmou o prefeito.
O presidente do CRECISP comentou a adesão de mais um município do Estado para a realização do trabalho de avaliação mercadológica pelos corretores. “A parceria representa o reconhecimento do corretor de imóveis na sua capacidade de trabalho. Nova Odessa é uma cidade que vem se desenvolvendo muito e agora poderá contar, nos processos envolvendo imóveis, com o PTAM do CRECISP, e isso dá transparência e segurança na transação feita pelo chefe do Executivo”.
Atualmente, o CRECISP mantém 478 Termos de Cooperação Técnica firmados com prefeituras, associações, consórcios e conselhos, sendo que, apenas no último ano, foram celebrados 41 novos acordos, além de importantes renovações, como com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Em 2025, a atuação conjunta dos profissionais e das entidades que assinaram o acordo de cooperação com o CRECISP resultou na emissão de 313 Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAMs), envolvendo 325 corretores avaliadores de diversas cidades do Estado.
A solenidade de Nova Odessa contou com as presenças do delegado regional de Americana, Rogério Diniz Armond; dos subdelegados de Nova Odessa, Daniel Pimenta Solha, e de Monte Mor, Luiz Mario de Toledo Neto; do presidente da Associação Comercial do município, Gilson Costanzo; da vice-presidente da 236a Subseção da OAB Nova Odessa, Ana Paula Costanzo; dos secretários municipais Gustavo Zuccato, Antonio Alves Teixeira e Mateus Rosa Tognella; além de corretores de imóveis da Regional de Americana, que inclui também as cidades de Cosmópolis, Artur Nogueira, Limeira, Santa Bárbara D ́Oeste e Sumaré.