Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 06/12/2025
O Conselho promoveu, no dia 28 de novembro, em São Paulo, a terceira edição do evento CRECISP no Combate à Violência contra a Mulher. O encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes do sistema de Justiça em um dia inteiro de palestras voltadas à prevenção, conscientização e enfrentamento da violência de gênero.
A abertura foi conduzida pelo presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, que destacou a importância de o setor imobiliário participar ativamente da promoção da dignidade e da proteção das mulheres, reforçando que a violência não é apenas um problema doméstico, mas social. Já o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Ésper, marcou presença e falou dos bons resultados já obtidos com a parceria entre as instituições.
Os membros do Comitê de Combate ao Assédio do CRECISP, Julio Cesar Rios Fernandes, Liciana Reis e Claudia Melo iniciaram o encontro falando sobre as ações que o Conselho vem implantando e apresentaram o “Botão do Pânico” aos presentes.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam debates sobre violência invisível, impactos psicológicos, autonomia das vítimas, políticas de enfrentamento e a atuação de homens engajados na defesa das mulheres.
No rol de palestrantes, estavam: a Promotora de Justiça Vanessa Almeida; o professor Eurico de Marcos Jardim, da Secretaria de Segurança Pública de Mauá; a psicóloga Denise Biacsi; a conselheira do Conselho Regional de Psicologia, Beatris Guarita Dotta; e a defensora pública Raquel Peralva Martins de Oliveira.
O evento também teve um painel especial mediado pela promotora de Justiça do MPSP, Mariana Pieragnoli Viana, reunindo o professor e cofundador da Campanha Laço Branco, Sérgio Barbosa; e a Delegada Titular da 1ª DDM, Cristine Nascimento Guedes Costa.
Representantes dos Conselhos de Química, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Técnicos Industriais, Psicologia e Odontologia atenderam ao convite do CRECISP para discutir a respeito dessa questão social tão relevante. Também compareceram integrantes dos Crecis do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina, além de diversos conselheiros de São Paulo.
Com mais de oito horas de programação, o encontro reforçou o compromisso do CRECISP com ações educativas e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária para todas as mulheres.