Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 22/11/2025
O CRECISP promoveu, em Santos, o Estágio de Aperfeiçoamento Profissional – EAP Fiscalização 2025, reunindo analistas de conformidade de todo o Estado de São Paulo e representantes dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso e Alagoas. Durante três dias, a programação integrou debates técnicos, oficinas práticas e apresentações voltadas ao aprimoramento das ações fiscalizatórias.
O encontro teve início em 11 de novembro, com a apresentação da peça “A História do Boi Atropelado”, da Companhia de Engenharia de Trânsito, que destacou a importância da prevenção de acidentes e da direção defensiva. No dia seguinte, o evento foi oficialmente aberto pelo Diretor-Secretário do Conselho, Arthur Boiajian, seguido de palestras do juiz João Walter Cotrim Machado, sobre Comunicação Não Violenta; da promotora do GAECO, Flavia Flores Rigolo, que discutiu o crime organizado em loteamentos; e do chefe da Fiscalização do COAF, Aterriste Galeno de Oliveira, que abordou a prevenção à lavagem de dinheiro no mercado imobiliário.
A programação avançou com temas como julgados recentes envolvendo Pessoa Jurídica, apresentados por André Luís de Camargo Arantes e Marisa Miranda Carvalho, da Assessoria Jurídica do CRECISP; perícia e avaliação de imóveis, com o chefe de gabinete Milton Moreira de Barros Neto; exercício ilegal da Pessoa Jurídica, com Rodrigo de Maio, chefe do Departamento de Ética e Disciplina; além de protestos e dívidas, expostos por Márcio André Rossi Fonseca, do Departamento de Dívida Ativa.
Também participaram o promotor do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Ricardo Rizzo, detalhando a parceria COFECI/MPT; Diego Gama, diretor de Fiscalização do COFECI, explicando os avanços na tokenização e na inscrição de Pessoa Jurídica; e o chefe do Departamento de Fiscalização do CRECISP, Júlio César Rios Fernandes, que apresentou a ferramenta Visita Segura e os resultados de 2025, ao lado dos coordenadores Clóvis Costa de Oliveira e Eliseu Lima.
Com ampla troca de experiências e representatividade nacional, o EAP Fiscalização 2025 reafirmou o compromisso do CRECISP com a formação contínua dos profissionais e com o fortalecimento da fiscalização em defesa da sociedade.