Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 20/09/2025
O CRECISP realizou uma reunião histórica para discutir o Golden Visa Brasil, programa que concede residência a estrangeiros que investirem em imóveis no país. A iniciativa decorre de um acordo firmado entre o COFECI e o Ministério do Turismo que busca consolidar o Brasil como um dos destinos mais atrativos do mundo para investidores internacionais.
O encontro contou com a presença de dirigentes do COFECI, representantes do Itamaraty, de câmaras de comércio internacionais, lideranças africanas, advogados, despachantes documentalistas e corretores de imóveis.
O presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, e o presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, ressaltaram o potencial do programa para atrair investimentos e consolidar o Brasil como destino estratégico. Segundo Viana, apesar de o Brasil possuir um dos valores de entrada mais acessíveis do mundo para programas de residência por investimento — R$ 700 mil no Norte e Nordeste e R$ 1 milhão nas demais regiões —, o número de adesões ainda é baixo se comparado ao potencial do programa. “De 2018 até agora foram apenas pouco mais de 600 propriedades negociadas. É evidente que precisamos encontrar o caminho para tornar essa oportunidade mais conhecida e aproveitada”, afirmou.
Também tiveram a palavra o diplomata do Itamaraty Rodrigo de Carvalho Papa, o representante da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Luiz Carlos Boscolo, o presidente da AfroChamber, Rui Mucaje, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Nigéria, Alexandre Teixeira Ramos, além de Wagner Sanches, presidente do Conselho de Despachantes Documentalistas de São Paulo, Benazira Djoco, assessora da Secretaria de Assuntos de Migração na União Geral dos Trabalhadores; Rosângela Martinelli, coordenadora do Grupo de Negócios Internacionais do CRECISP, e Marta Faustino, diretora internacional do COFECI.
De parte do Conselho, prestigiaram, ainda, a reunião o diretor-secretário, Arthur Boiajian; a diretora-tesoureira, Isaura dos Santos; os conselheiros Ben-Hur Paes da Silva Junior, Antonio Souza e Wagner Artuzo.
Os participantes convergiram na necessidade de ampliar a divulgação do Golden Visa no exterior, envolvendo entidades de classe, representações diplomáticas e associações comerciais. O sentimento predominante foi de otimismo: o Brasil tem espaço, atrativos e profissionais preparados para se tornar referência internacional em investimentos imobiliários.