Fiscalização: Mais de 102 mil diligências em 7 meses

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/08/2025

Os números são compatíveis com os alcançados por grandes multinacionais. A produtividade do Departamento de Fiscalização do CRECISP surpreende pela grandiosidade e eficiência. Os analistas de conformidade do Conselho têm se empenhado diuturnamente para orientar, prevenir e fiscalizar os profissionais do setor imobiliário, sempre visando proteger a sociedade e garantir tranquilidade às negociações.

De janeiro a julho deste ano, as equipes realizaram 102.357 diligências a escritórios, imobiliárias e plantões de vendas em todo o Estado, levando informações essenciais para o exercício correto e adequado da corretagem de imóveis. Foram 1.662 visitas às cidades paulistas, atendendo a 5.616 solicitações externas e 12.920 demandas previstas pelo Departamento.

E os resultados surpreendem ainda mais quando se trata de documentos emitidos: foram 122.588 ao longo de 7 meses, divididos entre 94.628 autos de constatação, 8.879 autos de infração e 17.597 notificações. Isso sem mencionar os 1.717 pseudocorretores que foram autuados pelo exercício ilegal da profissão em todo o Estado.

O trabalho dos analistas também se fez presente junto ao GFI – Grupo de Fiscalização Integrada, composto por entidades como a Cetesb, a Polícia Ambiental, prefeituras e CREA-SP. Foram 24 participações nas blitzes realizadas em áreas de preservação ambiental, visando coibir o comércio de loteamentos irregulares.

"Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho realizado pela nossa equipe de fiscalização nesses sete primeiros meses de 2025. Os números expressivos de ações, autuações e orientações mostram que o CRECISP está cumprindo, com rigor e responsabilidade, sua missão de combater o exercício ilegal da profissão, promover a ética no mercado imobiliário e proteger tanto os corretores devidamente habilitados quanto a sociedade, garantindo mais segurança e transparência nas transações”, destacou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.